Mercados

Secretário do Tesouro fala sobre privatização e Eletrobras dispara

Mansueto Almeida afirmou em entrevista a jornal que, sem a privatização, o governo Bolsonaro teria que cortar R$ 12 bi do Orçamento de 2019

Eletrobras: a privatização da Eletrobras é uma solução ganha-ganha (Ueslei Marcelino/Reuters)

Eletrobras: a privatização da Eletrobras é uma solução ganha-ganha (Ueslei Marcelino/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 13h45.

Última atualização em 16 de novembro de 2018 às 15h32.

São Paulo - As ações da Eletrobras lideravam os ganhos do Ibovespa na tarde desta sexta-feira. Por volta das 15h30, os papéis ordinários subiam 7,13% e os preferenciais 5,12%.

As ações repercutem a entrevista dada pelo Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida ao Estado de S. Paulo. Ao jornal, ele afirmou que sem a privatização da Eletrobras, o governo Bolsonaro terá que cortar 12 bilhões de reais do Orçamento do próximo ano.

Disse ainda que a privatização da estatal é uma de diálogo entre o atual governo e a administração eleita. “Trata-se de uma decisão política.”

Para ele, a privatização da Eletrobras é uma solução ganha-ganha e destacou que o governo federal não dispõem de recursos para aplicar no setor.

Vale lembrar, que em outubro, ainda em campanha presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) se mostrou contrário à privatização das geradoras de energias da Eletrobras.

“A gente vai vender para qualquer capital do mundo? Você vai deixar a nossa energia na mão da China? A gente pode conversar sobre distribuição, mas sobre geração não”, afirmou em entrevista à TV Bandeirantes.

De lucro ao prejuízo

A Eletrobras já apresentou ao mercado seu balanço referente ao terceiro trimestre deste ano. De julho a setembro, a companhia teve prejuízo líquido de 1,613 bilhão de reais. No mesmo período do ano passado, a estatal reportou lucro de 550 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Eletrobrasbolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump