Bitcoin: "A comissão acredita que mercados significativos de bitcoin não são regulados", disse a SEC (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)
Reuters
Publicado em 28 de março de 2017 às 22h22.
Nova York - O órgão responsável pela regulação dos mercados financeiros nos Estados Unidos, SEC, negou nesta terça-feira um segundo pedido feito neste mês para a listagem de um produto de investimento atrelado à moeda digital bitcoin.
A SEC negou pedido da Nyse Arca, da Intercontinental Exchange, para o início de negócios do SolidX Bitcoin Trust, um produto de investimento que seria negociado como uma ação e que acompanha o preço da bitcoin.
"A comissão acredita que mercados significativos de bitcoin não são regulados", disse a SEC repetindo decisão tomada anteriormente neste mês que negou pedido da administradora de bolsa Bats, que queria listar um fundo de índice (ETF) proposto pelos irmãosWinklevoss.
"Estamos revendo a decisão da SEC e avaliando nossos próximos passos", disse Daniel Gallancy, presidente-executivo da SolidX Partners, uma companhia de tecnologia dos Estados Unidos que fornece serviços de blockchain. Representantes da Nyse não comentaram o assunto.
O preço da bitcoin subiu para um recorde de mais de 1.300 dólares neste mês, mais alto que o valor de uma onça de ouro, em meio a especulações de investidores de que fundos atrelados à moeda poderiam atrair mais compradores da moeda digital.
Mas depois da negativa do ETF dos Winklevoss, o valor da bitcoin despencou 18 por cento. A moeda se recuperou parcialmente desde então e era negociada a 1.041 dólares nesta terça-feira.
Há ainda um pedido à SEC envolvendo produtos de investimento atrelados à bitcoin, feito no ano passado. O pedido foi feito pelo Bitcoin Investment Trust, apoiado pelos defensores da moeda Barry Silbert e seu grupo Digital Currency.