Mercados

Samsung perde US$ 10 bi em valor após notícia sobre Apple

Papéis da empresa despencaram mais de 6% por conta de uma encomenda da empresa de Tim Cook

O site de notícias econômicas DigiTimes, de Taiwan, noticiou que a Apple recentemente fez uma grande encomenda de chips de memória DRAM à Elpida (Feng Li/Getty Images)

O site de notícias econômicas DigiTimes, de Taiwan, noticiou que a Apple recentemente fez uma grande encomenda de chips de memória DRAM à Elpida (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 10h21.

Seul - As ações da Samsung Electronics despencaram mais de 6 por cento nesta quarta-feira, apagando 10 bilhões de dólares do valor de mercado da empresa, por conta de uma notícia de que a Apple fez uma grande encomenda de chips para a rival japonesa Elpida.

O site de notícias econômicas DigiTimes, de Taiwan, noticiou que a Apple recentemente fez uma grande encomenda de chips de memória DRAM à Elpida, assegurando cerca de metade da produção total da fábrica da empresa japonesa em Hiroshima. O site citou fontes do setor não identificadas.

A notícia afetou as ações de grandes fornecedores de chips da Apple. Os papéis da SK hynix fecharam em queda de quase 9 por cento, maior queda diária em nove meses.

A Samsung, maior fabricante mundial de chips DRAM, viu suas ações caírem 6,2 por cento, para o menor patamar em 9 semanas -maior queda diária do papel em quase quatro anos.

"Parece que a Apple não quer ver a Samsung e a hynix dominarem o mercado de chips. A Apple quer manter seu poder de negociação ao manter a Elpida em funcionamento", disse Choi Do-yeon, analista da LIG Investment & Securities.

A norte-americana Micron Technology está em negociações para adquirir o negócio da Elpida, à medida que a empresa japonesa busca se reestruturar após duras condições de mercado e concorrência global a terem levado a pedir proteção contra falência.

A Samsung não quis comentar, assim como o responsável pela reorganização da Elpida.

Acompanhe tudo sobre:AppleChipsEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungTecnologia da informação

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap