Samsung: empresa vai recomprar 1,65 milhão de ações ordinárias e 250 mil ações preferenciais para estabilizar o preço de seus papéis (Daniela Barbosa/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 26 de novembro de 2014 às 07h45.
Seul - A sul-coreana Samsung Electronics anunciou nesta quarta-feira um plano de recompra de 2 bilhões de dólares em ações, o seu primeiro desde 2007, após investidores urgirem por retornos mais elevados contra um cenário de lucros rapidamente em declínio.
A maior fabricante de smartphones do mundo vai recomprar 1,65 milhão de ações ordinárias e 250 mil ações preferenciais para estabilizar o preço de seus papéis e aumentar o valor para os acionistas, disse a companhia em documento apresentado ao regulador do mercado, na sua segunda maior recompra já feita.
O plano da Samsung é revelado em meio a uma crescente pressão para que a gigante de tecnologia retorne mais capital aos acionistas, conforme caminha para registrar seu pior lucro anual em três anos, afetada pela queda na participação de mercado em seu negócio de smartphones. O movimento deve apaziguar os ânimos dos acionistas depois de um ano de ações em declínio.
As ações da Samsung caíram 12,5 por cento até agora em 2014. A empresa também deve aumentar o pagamento de dividendos este ano para melhorar ainda mais o ânimo dos investidores, embora ainda tenha que detalhar esses planos.
Mais cedo nesta quarta-feira, a Samsung Electronics anunciou que irá vender sua participação na Samsung Techwin e na Samsung General Chemicals por 761 bilhões de wons (687,98 milhões de dólares) como parte de um desinvestimento mais amplo do Grupo Samsung em defesa e armas químicas.