Mercados

S&P rebaixa a nota de 16 bancos da Espanha

O Santander e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) foram algumas das instituições atingidas

A agência cortou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do BBVA de A para BBB-, com a perspectiva negativa (Dominique Faget/AFP)

A agência cortou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do BBVA de A para BBB-, com a perspectiva negativa (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 09h43.

Cingapura - A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou nesta segunda-feira a nota de 16 bancos espanhóis, dentre eles o Santander e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), na esteira do rebaixamento da dívida soberana do país na semana passada.

Em comunicado, a S&P citou implicações negativas diretas do rebaixamento da dívida soberana do país ocorrida na quinta-feira para a redução da nota desses bancos, cujos ratings são impulsionados pela disponibilidade de apoio do governo.

A agência de classificação de risco também observou que os fatores por detrás desses rebaixamentos podem impactar em sua visão sobre os riscos econômicos e industriais que podem afetar o sistema bancário espanhol, e dos fatores que impulsionaram sua avaliação sobre os perfis individuais do crédito de cada banco.

Como parte das ações desta segunda-feira, a S&P rebaixou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do Banco Santander de A+ para A-, e seus ratings de suas dívidas de primeiro grau de A+ para A-.

A Agência também cortou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) de A para BBB-, com a perspectiva negativa, e seus ratings de dívidas de primeiro grau de A para BBB-.

A S&P afirmou que espera concluir até o final de maio sua revisão sobre as implicações mais amplas do rebaixamento da dívida soberana da Espanha, o que pode gerar riscos à economia e ao setor industrial, bem como aos bancos do país. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosBBVAEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasEspanhaEuropaFinançasMercado financeiroPiigsRatingSantanderStandard & Poor's

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol