Mercados

S&P rebaixa a nota de 16 bancos da Espanha

O Santander e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) foram algumas das instituições atingidas

A agência cortou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do BBVA de A para BBB-, com a perspectiva negativa (Dominique Faget/AFP)

A agência cortou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do BBVA de A para BBB-, com a perspectiva negativa (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 09h43.

Cingapura - A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou nesta segunda-feira a nota de 16 bancos espanhóis, dentre eles o Santander e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), na esteira do rebaixamento da dívida soberana do país na semana passada.

Em comunicado, a S&P citou implicações negativas diretas do rebaixamento da dívida soberana do país ocorrida na quinta-feira para a redução da nota desses bancos, cujos ratings são impulsionados pela disponibilidade de apoio do governo.

A agência de classificação de risco também observou que os fatores por detrás desses rebaixamentos podem impactar em sua visão sobre os riscos econômicos e industriais que podem afetar o sistema bancário espanhol, e dos fatores que impulsionaram sua avaliação sobre os perfis individuais do crédito de cada banco.

Como parte das ações desta segunda-feira, a S&P rebaixou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do Banco Santander de A+ para A-, e seus ratings de suas dívidas de primeiro grau de A+ para A-.

A Agência também cortou seus ratings de crédito de contraparte de longo prazo do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) de A para BBB-, com a perspectiva negativa, e seus ratings de dívidas de primeiro grau de A para BBB-.

A S&P afirmou que espera concluir até o final de maio sua revisão sobre as implicações mais amplas do rebaixamento da dívida soberana da Espanha, o que pode gerar riscos à economia e ao setor industrial, bem como aos bancos do país. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosBBVAEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasEspanhaEuropaFinançasMercado financeiroPiigsRatingSantanderStandard & Poor's

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF