Mercados

S&P reafirma rating BBB+ do espanhol Banco Santander

A decisão foi tomada em seguida ao anúncio de que o banco concluiu um aumento de capital de 7,5 bilhões de euros


	Santander: perspectiva estável dos ratings reflete perspectiva do rating soberano da Espanha
 (Getty Images)

Santander: perspectiva estável dos ratings reflete perspectiva do rating soberano da Espanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 14h59.

São Paulo - A agência de classificação de risco Standard & Poor's reafirmou o rating BBB+ de longo prazo e o rating A-2 de curto prazo do espanhol Banco Santander, com perspectiva estável.

A decisão foi tomada em seguida ao anúncio de que o banco concluiu um aumento de capital de 7,5 bilhões de euros.

"Nós vemos o aumento de capital do Santander positivamente porque ele melhora os quocientes regulatórios do banco em cerca de 140 pontos-base e nossa medida pró-forma de ajuste de risco antes de diversificação em cerca de 80 a 90 pontos-base", afirmou a S&P em relatório.

"Os quocientes de capital regulatórios do Santander estão agora mais alinhados com os de seus pares globais", acrescentou a agência.

Segundo a S&P, após essa ação o Santander deve operar com níveis de capital mais altos do que no passado recente, já que a diretoria do banco descartou publicamente que vá usar os recursos do aumento de capital para financiar qualquer aquisição significativa.

A S&P espera que até o fim de 2016 o grupo possa ter lucro líquido em linha com o de 2010 e que o pagamento de dividendo em dinheiro aumente gradualmente, atingindo entre 35% e 40% até o fim de 2016.

"Por isso estamos revisando nossa avaliação do capital e dos ganhos do banco de 'adequado' para 'moderado'", afirmou a agência.

A perspectiva estável dos ratings do Santander reflete a perspectiva do rating soberano da Espanha.

"Tendo em vista que nossos ratings para o Santander são contidos pelo rating soberano de longo prazo, esperamos que qualquer ação positiva ou negativa sobre o rating soberano da Espanha provoque uma ação similar nos ratings do Santander", diz o relatório da S&P, acrescentando que outros fatores que sustentam os ratings do banco devem permanecer inalterados nos próximos dois anos.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasMercado financeiroRatingSantanderStandard & Poor's

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump