Mercados

S&P eleva rating da Ultrapar para BBB

O rating nacional, brAAA, foi mantido; ambos têm perspectiva estável


	Forte posição de mercado e  métricas de crédito dão perspectiva estável aos ratings
 (LIA LUBAMBO/Exame)

Forte posição de mercado e  métricas de crédito dão perspectiva estável aos ratings (LIA LUBAMBO/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 14h08.

São Paulo - A agência de classificação de risco Standard & Poor’s elevou o rating de crédito corporativo Ultrapar (UGPA3) de BBB- para BBB, na escala global, e reafirmou o rating brAAA, na escala nacional. Ambos têm perspectiva estável.

Segundo comunicado da agência, a perspectiva estável reflete a expectativa de que a distribuidora de combustíveis e petroquímica será capaz de manter sua forte posição de mercado e métricas de crédito estáveis apesar de seu considerável plano de investimentos.

“A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que a Ultrapar continuará a apresentar métricas de crédito estáveis nos próximos dois a três anos. Também esperamos que a empresa refinancie com sucesso seus vencimentos significativos de dívida para 2013 alongando o prazo médio de sua dívida”, diz o comunicado.

A Ultrapar, na opinião da S&P, beneficia-se de suas marcas forte e sua alta participação nos mercados de gás liquefeito de petróleo (GLP) e de distribuição de combustíveis, o que suporta sua rentabilidade e geração de fluxo de caixa.

A agência destaca ainda que os pontos fortes da empresa são contrabalançados com o número reduzidos de fornecedores de GLP e de outros derivados de petróleo, com a competitividade do mercado de distribuição de combustíveis, com sua exposição à volátil indústria petroquímica e com o alto nível de vencimentos de curto prazo.

Em relação à liquidez, a S&P avalia a da Ultrapar como “adequada”. Em setembro de 2012, a empresa dispunha de 2,125 bilhões de reais em reservas de caixa, montante que se comparava favoravelmente aos seus vencimentos de dívidas de curto prazo que totalizavam 1,940 bilhão de reais até setembro de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingB3bolsas-de-valoresEmpresas abertasHoldingsMercado financeiroRatingStandard & Poor'sUltrapar

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado