Mercados

S&P eleva rating da Colômbia; perspectiva é estável

A agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou hoje o rating soberano da Colômbia para BBB, de BBB-


	S&P: segundo a agência, a perspectiva estável reflete a expectativa de que a Colômbia dará continuidade às suas políticas favoráveis aos investidores
 (AFP/Stan Honda)

S&P: segundo a agência, a perspectiva estável reflete a expectativa de que a Colômbia dará continuidade às suas políticas favoráveis aos investidores (AFP/Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2013 às 13h29.

 A agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou hoje o rating soberano da Colômbia para BBB, de BBB-, com perspectiva estável, citando um perfil mais forte de crédito do país, os crescentes mercados de capital domésticos e perspectivas de longo prazo favoráveis para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) colombiano.

"Elevamos o rating de longo prazo em moeda estrangeira devido ao fortalecimento dos pilares da economia colombiana, que reduziram sua vulnerabilidade a choques externos e ampliaram sua capacidade de ter um estável crescimento do PIB no longo prazo", disse o analista de crédito da S&P Joydeep Mukherji.

Segundo a agência, a perspectiva estável reflete a expectativa de que a Colômbia dará continuidade às suas políticas favoráveis aos investidores. A S&P também afirmou que "as negociações entre o governo e o principal grupo de guerrilha do país podem levar a uma redução significativa da violência".

"Mais segurança, juntamente com mais investimento em infraestrutura e a contínua política macroeconômica cautelosa podem impulsionar a confiança do investidor e melhorar o perfil de crédito", disse a agência, acrescentando que pode elevar novamente o rating nesse cenário.

No entanto, uma mudança inesperada na tendência fiscal do país, combinada com um crescimento do PIB menor que o esperado, pode gradualmente elevar o fardo da dívida sobre o setor público e enfraquecer o perfil de crédito do país. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingAmérica LatinaColômbiaMercado financeiroRatingStandard & Poor's

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF