Mercados

S&P baixa Porto Rico para penúltimo degrau de qualificação

Agência de qualificação de risco abaixou a nota do território para praticamente todos os seus bônus até o penúltimo degrau, CC


	"Pomos a qualificação 'CC' quando vemos que o descumprimento é praticamente certo" disse a S&P sobre a dívida de Porto Rico
 (Wikimedia Commons)

"Pomos a qualificação 'CC' quando vemos que o descumprimento é praticamente certo" disse a S&P sobre a dívida de Porto Rico (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2015 às 11h51.

San Juan - A Standard & Poor's vê "praticamente como certo" a falta de pagamento da dívida de Porto Rico, por isso que baixou a nota para praticamente todos os seus bônus até o penúltimo degrau (CC) e além disso com uma perspectiva negativa que indica que é provável uma nova queda.

"Acreditamos que é altamente provável o descumprimento ou a reestruturação, que poderia tomar a forma de falta de pagamentos ou de trocas com desconto, que também seriam considerados descumprimento", explicou a S&P em comunicado.

O governo porto-riquenho propôs esta semana reestruturar a dívida no valor de US$ 47 bilhões, o que significa 65% do total, e pediu aos titulares de bônus que lhe eximam de pagar nos próximos cinco anos cerca de US$ 13 bilhões, 72% do que deveria quitar nesse período.

Tudo isso, após aplicar diversas medidas de austeridade, entre as quais não está a demissão de trabalhadores do setor público, o maior empregador da ilha, e de promover iniciativas para tentar recuperar o crescimento econômico após quase uma década de recessão.

Em seu comunicado, a S&P destaca que esse plano propõe a revisão de toda a dívida respaldada por impostos.

Isso inclui as obrigações gerais, cujo pagamento é respaldado pela Constituição local, que estabelece saldar essa dívida deve ter prioridade sobre qualquer outro gasto público.

Nesse sentido lembra que o próprio governador, Alejandro García Padilla, advertiu na quarta-feira que se os credores não estavam dispostos a participar das negociações de reestruturação, o governo não teria outra alternativa a não ser proceder sem eles, inclusive se se tratasse de "anos de litígio e falta de pagamentos".

"Pomos a qualificação 'CC' quando vemos que o descumprimento é praticamente certo, independentemente de quando vá acontecer. Do nosso ponto de vista, toda a dívida de Porto Rico respaldada por impostos é altamente vulnerável à falta de pagamento", explicou.

Por isso, a S&P confere uma nota "CC" a todos os tipos de bônus de Porto Rico, exceto para a Corporação para o Financiamento Público (PFC, em inglês), que já tem uma qualificação de falta de pagamento ("D").

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingDívidas de paísesEstados Unidos (EUA)Países ricosStandard & Poor's

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF