Invest

Resoluções da CVM são um reconhecimento para assessores, diz sócio do BTG

Normas da autarquia que regulam atividade dos assessores de investimentos entram em vigor em junho

BTG Summit: agentes autônomos de investimento (AAI) agora são conhecidos como assessores de investimento (BTG Pactual/Divulgação)

BTG Summit: agentes autônomos de investimento (AAI) agora são conhecidos como assessores de investimento (BTG Pactual/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de abril de 2023 às 16h31.

Última atualização em 11 de abril de 2023 às 16h33.

As mais recentes resoluções da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre os assessores de investimento são um reconhecimento nacional à categoria, afirmou João Fonseca, sócio e diretor de aceleração e performance do BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da EXAME).

Fonseca falou a uma plateia de assessores na tarde desta terça-feira, 11, durante o BTG Summit, evento sobre novidades e desafios para a categoria. “O marco [das duas resoluções] é muito importante porque reconhece e dá visibilidade nacional aos assessores de investimento. É um reconhecimento da profissão”, disse.

Uma das principais mudanças das novas regras é a permissão para que os profissionais atuem em mais de uma instituição sem o regime de exclusividade. Para Fonseca, a mudança de uma “sociedade uniprofissional para uma empresarial” é muito bem-vinda. “Permite que o céu seja o limite”, argumentou.

O evento, que contou com anúncio de novidades e melhorias na relação do BTG com os escritórios de assessores associados, reforçou ainda que em tempos de volatilidade do mercado, a busca por diversificação de receitas é o foco. “Olhando pelo copo cheio, agora é o momento da eficiência e de olhar pra dentro de casa”, disse Henrique “Xoulee” Cunha, sócio diretor de expansão do banco.

Quando as resoluções 178 e 179 entram em vigor?

As resoluções foram editadas pela CVM em fevereiro deste ano. A resolução 178 e partes da 179 entram em vigor no dia 1º de junho deste ano, e os trechos remanescentes da resolução 179 entram em vigor no dia 2 de janeiro do próximo ano.

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Investimentos-pessoaisCVMBTG Pactual

Mais de Invest

Investir em ações brasileiras no Brasil ou nos EUA: saiba como decidir

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta