Mercados

Salão de Detroit marca fim da crise no setor automotivo

Salão começa amanhã com dezenas de novidades que marcam o fim oficial da grave crise que sacudiu o setor automotivo em 2009


	BMW apostará em três modelos: M3 (foto), M4 e o coupé da Série 2
 (Divulgação)

BMW apostará em três modelos: M3 (foto), M4 e o coupé da Série 2 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2014 às 15h49.

Detroit - O Salão Internacional do Automóvel de Detroit começa amanhã com dezenas de novidades que marcam o fim oficial da grave crise que sacudiu o setor automotivo em 2009.

Pela primeira vez desde aquele ano, quando a General Motors (GM) e o Grupo Chrysler tiveram que declarar em moratória e iniciar uma ampla reestruturação, a GM chega ao maior salão do automóvel do continente americano sem a presença do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em seu conjunto de acionistas.

Por sua vez, a Fiat chegou finalmente a um acordo com o fundo do sindicato United Auto Workers (UAW) para ficar com 41,46% das ações da Chrysler que ainda não possuía, tornando mais claro o futuro do terceiro maior fabricante de automóveis americano.

E o que é mais importante, em 2013 as vendas de automóveis novos nos Estados Unidos voltaram aos níveis de antes da crise, com um aumento de 8% em relação a 2012, ficando em torno de 15,6 milhões de unidades.

Para 2014, as expectativas são inclusive melhores, e as principais montadoras querem aproveitar ao máximo o renovado apetite do consumidor americano pelos veículos novos com o lançamento de dezenas deles nos próximos meses.

É tamanha a quantidade de novidades que algumas marcas decidiram vazar suas novidades antes do salão para garantir ao máximo sua presença na imprensa. Em outros casos, começaram a mostrar os novos veículos com um dia de antecedência.

Foi isso o que fez a GMC, a marca da GM especializada em caminhonetes, que hoje apresentou em Detroit sua nova pickup média, a Canyon 2015. O veículo é similar ao Chevrolet Colorado 2015, apresentado há poucos meses no Salão do Automóvel de Los Angeles.


Seguindo com a estratégia da GM, o veículo da GMC oferece uma alternativa mais refinada e luxuosa que o da marca popular da General Motors.

Com o Canyon e o Colorado, a GM quer chamar a atenção de motoristas que optaram nos últimos anos por veículos maiores, além de tentar ficar com clientes de outras marcas que têm veículos similares, como a Toyota Tacoma e a Nissan Frontier.

O segmento de pickups está se definindo como um dos principais campos de batalha entre montadoraes para este ano. Esta previsto que Ford revele em Detroit a nova geração da F-150, que dominou o mercado americano de forma ininterrupta há mais de 35 anos.

A principal novidade da nova F-150 é sua estrutura de alumínio, uma mudança radical que ajudará a Ford a reduzir de forma significativa o peso do veículo e assim diminuir seu consumo de combustível.

Embora seja para muitos a maior novidade que estreará em Detroit, a F-150 disputará as atenções com outros 50 veículos de produção e protótipos.

Entre os primeiros está o superesportivo Chevrolet Corvette z06 e sua versão de corridas, assim como dois novos veículos Cadillac, um deles o coupé ATS. Por sua vez, o Grupo Chrysler apresentará um rejuvenescido modelo 200.

Já os fabricantes estrangeiros apresentarão mais de duas dezenas de novidades. Entre os alemães, a Daimler-Benz estreará o novo Mercedes Classe C, a Volkswagen levará o novo protótipo Beetle Dune, e a BMW apostará em três modelos: M3, M4 e o coupé da Série 2.

A Porsche lançará os novos 911 Targa, Cayenne Platinum Edition e Cayenne Diesel Platinum Edition. A marca britânica Mini, parte do grupo BMW, mostrará o conceito John Cooper Works e o Cooper Hardtop 2014. A luxuosa Bentley, da Volkswagen, colocará pela primeira vez em um salão na América do Norte o Continental GT V8 S, e a Volvo mostrará seu protótipo XC Coupé.

As montadoras asiáticas também reservaram um bom número de novidades para Detroit. Embora a Toyota não tenha revelado suas novidades para o salão americano, sua marca de luxo, a Lexus, exibirá o esportivo RC F.

A Nissan e sua marca de luxo Infiniti também mostrarão vários protótipos, entre eles o Nissan Sport, o Nissan IDx Freeflow e o IDx Nismo, estes dois últimos estreados no recente Salão de Tóquio. A Honda mostrará a terceira geração do subcompacto Fit, enquanto sua marca de luxo Acura lançará o protótipo TLX.

Já a Subaru apresentará o conceito Legacy, enquanto as sul-coreanas Hyundai e Kia chegam a Detroit com o sedã Genesis 2015 e o protótipo esportivo GT4 Stinger, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:CarrosEmpresasEmpresas americanasEstados Unidos (EUA)GM – General MotorsMontadorasPaíses ricosSalão de DetroitSalões de automóveis

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS