Mercados

Ultrapar dispara 22% na semana; só duas das 77 ações do Ibovespa caem

Reagindo a balanços do terceiro trimestre, Ultrapar e Ecorodovias lideraram os ganhos do índice na semana

Bolsa: segunda onda volta a pressionar bolsas de valores (Amanda Perobelli/Reuters)

Bolsa: segunda onda volta a pressionar bolsas de valores (Amanda Perobelli/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 10h32.

Última atualização em 6 de novembro de 2020 às 19h31.

Em semana marcada pelo melhor desempenho do Ibovespa desde junho, apenas duas ações do índice fecharam no negativo: Suzano (SUZB3) e Santander (SANB11), que registraram perdas de 0,30% e 0,06%. Do outro lado, as ações de Ultrapar (UGPA3) e Ecorodovias (ECOR3), reagindo aos fortes números do terceiro trimestre reportados na noite da última quarta-feira, seguidas de Cyrela (CYRE3), que divulga resultado na semana que vem, lideraram os ganhos. No período, esses papéis acumularam valorizações de 21,73%, 18,52% e 15,36%, nesta ordem.

É hora de seguir investindo em ações de varejo? Monte a melhor estratégia com os especialistas da EXAME Research

Já na sessão, as maiores altas do índice ficaram por conta de Hypera (HYPE3), Braskem (BRKM5) e Iguatemi (IGTA3), que reportou balanço ontem à noite, com ganhos de 6,02%, 5,40% e 5,10%, respectivamente. Na ponta oposta, apareceram os papéis de Rumo (RAIL3), Suzano e Fleury (FLRY3), com perdas de 3,27%, 2,73% e 2,17%.

Lojas Renner

As ações das Lojas Renner (LREN3), que chegaram a cair 5,87% na mínima do dia, fecharam com perdas de 1,53% nesta sexta-feira. Investidores repercutiram o balanço do terceiro trimestre da companhia, divulgado ontem, que trouxe prejuízo líquido de 82,9 milhões de reais no período. A receita líquida da varejista atingiu 1,651 bilhão de reais no período, 14,5% mais baixa do que a registrada no mesmo período de 2019. A frente digital, por outro lado, cresceu 200,5%, mas corresponderam somente a 16% das vendas totais.

Segundo analistas da Exame Research, o resultado da companhia veio fraco, mas já era esperado, apontando que, por mais que as lojas tenham voltado a operar, o tempo de funcionamento foi reduzido em grande parte no trimestre. Ainda assim, apontam, a empresa deu indícios de que os próximos meses serão mais saudáveis, com uma evolução nas vendas.

Vale

As ações da Vale (VALE3) subiram 1,02% na esteira da valorização do minério de ferro. No porto de Qingdao, na China, a commodity se subiu 0,73%, impulsionada pela demanda do gigante asiático. A alta do minério de ferro também impulsionou os papéis das siderúrgicas Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4), que subiram 0,88% e 0,72%, respectivamente. Por outro lado, CSN (CSNA3) caiu 1,00%.

IRB

As ações do IRB Brasil avançaram 4,97%, tendo no radar recomendação de casas de análises. No ano, o ativo acumula queda superior a 80%. "O IRB é uma das maiores empresas do setor e está muito descontado. Então alguns investidores veem o papel como oportunidade", comenta Gustavo Bertotti, economista da Messem.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Mercados

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netfix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem