Mercados

Relação estreita da Localiza com a economia pode afetar ações

Analistas da Raymond James calculam que, para cada aumento de 1% na Selic, o lucro por ação cede 4%

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2011 às 12h32.

São Paulo – A Raymond James elevou nesta quarta-feira (23) suas estimativas para as ações ordinárias da Localiza Rent a Car (RENT3), considerando os bons resultados que a companhia apresentou referente ao quarto trimestre de 2010. O relatório assinado pelas analistas Daniela Bretthauer e Marina Braga reitera a recomendação market-perform (performance em linha com a média do mercado) e coloca em revisão o preço-alvo para os papéis da locadora de veículos.

As ações da Localiza já acumulam queda de quase 13% no ano, registrando um desempenho inferior ao Ibovespa (- 4%), principal benchmark do Brasil. O recuo é ocasionado pelos temores de menor expansão da economia brasileira, além do aumento da taxa básica de juros e inflação. Segundo a Raymond James, cada aumento de 100 pontos-base na Selic reduz o lucro por ação em 4% para o ano.

As projeções de ganho por ação para 2012/2013 estão 10% abaixo das estimativas anteriores, ficando entre 1,70 real e 2,39 reais, informa a Raymond James. Já as previsões de lucro para cada papel para 2011 está em linha com o consenso do mercado, ficando entre 1,40 real e 1,70 real. “No entanto, acreditamos que as projeções estão inclinadas para baixo em virtude da forte correlação da companhia com o desempenho macro”, afirmam as analistas.

A Raymond James estima que a Localiza deverá contabilizar receitas líquidas de 3,1 bilhões de reais e 3,8 bilhões de reais em 2011 e 2012, respectivamente, o que representa um potencial de valorização de 21%. Para atingir esse crescimento, a companhia provavelmente comprará 76 mil veículos neste ano e 90 mil em 2012.

Resultados

A Localiza divulgou um lucro líquido de 250,5 milhões de reais em 2010, mais que o dobro dos 116,3 milhões de reais apurados no ano anterior. Além da melhora nos negócios de aluguel de carros e aluguel de frotas, a empresa conseguiu diminuir a depreciação de carros, embora tenha sentido o impacto do aumento do imposto de renda e contribuição social.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasEmpresasEmpresas abertasFranquiasLocalizaMercado financeiroServiços diversosSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mercados

Bacci deixa a Suzano e assume cargo de CFO na Vale

“Chegamos a uma solução mutuamente benéfica”, diz novo CEO da Vale sobre acordo de Mariana

Em setembro, mercado cambial da China negocia total de US$ 3,51 trilhões

Vale amplia alta na bolsa após fechar acordo com governo sobre rompimento da barragem em Mariana