Mercados

Reformas trabalhistas; Vai ter Fies…

Bolsa -0,68% O Ibovespa caiu 0,68% nesta quinta-feira puxado pelos setores de siderurgia e mineração. Em um dia de queda de 4% no preço do minério de ferro, as ações preferenciais da mineradora Vale caíram 5,1% — o pior desempenho do pregão — e as ações da siderúrgica Gerdau recuaram 4,2%. As ações preferenciais da […]

PRESIDENTE MICHEL TEMER: proposta de reforma trabalhista foi apresentada nesta quinta-feira / Marcos Corrêa / PR

PRESIDENTE MICHEL TEMER: proposta de reforma trabalhista foi apresentada nesta quinta-feira / Marcos Corrêa / PR

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2016 às 17h54.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h41.

Bolsa -0,68%

O Ibovespa caiu 0,68% nesta quinta-feira puxado pelos setores de siderurgia e mineração. Em um dia de queda de 4% no preço do minério de ferro, as ações preferenciais da mineradora Vale caíram 5,1% — o pior desempenho do pregão — e as ações da siderúrgica Gerdau recuaram 4,2%. As ações preferenciais da Petrobras também fecharam o dia em queda (-2,3%) mesmo após a venda de 2,2 bilhões de reais em ativos à petroleira francesa Total. O dólar caiu 0,98% e fechou em 3,30 reais — o menor valor desde 9 de novembro.

_

As reformas trabalhistas

O governo anunciou nesta quinta-feira uma proposta para a reforma da legislação trabalhista que será enviada ao Congresso em forma de projeto de lei com regime de urgência. Entre as medidas estão o aumento do prazo de contratações temporárias para 120 dias (prorrogáveis por mais 120 dias) e a formalização de uma jornada de trabalho de até 220 horas por mês — nesse caso, a jornada permitida em um único dia seria de 12 horas (8 horas mais 4 horas extras) desde que o número de horas na semana não ultrapasse 48 (incluindo as horas extras).

_

Acordos prevalecem

A reforma também  estabelece 11 pontos que poderão ser negociados entre patrões e empregados. O projeto prevê que aquilo que for negociado pelos trabalhadores, por meio das centrais sindicais, com as empresas prevalecerá sobre o legislado. Entre os pontos estão: parcelamento das férias em até três vezes, direito à participação nos lucros e nos resultados da empresa, trabalho remoto remunerado por produtividade e formação de um banco de horas, sendo garantida a conversão da hora que exceder a jornada normal com um acréscimo mínimo de 50%.

_

O novo PPE

O governo encaminhará, por meio de medida provisória, uma espécie de revisão do  Programa de Proteção ao Emprego (PPE) — que terminaria no fim deste ano. Com o nome de Programa Seguro-Emprego, o projeto mantém a regra de que o trabalhador poderá ter redução de até 30% na jornada e no salário. Nesse caso, o governo pagará um complemento, equivalente à metade da perda salarial do empregado, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

_

FGTS e juros menores

Conforme previsto, o presidente Michel Temer também anunciou que os trabalhadores poderão sacar recursos integrais de contas inativas do FGTS desde dezembro de 2015. Segundo o presidente, a medida tem potencial para injetar 30 bilhões de reais na economia, ao mesmo tempo que a retirada não coloca em risco a solidez do fundo, porque cerca de 86% das contas inativas têm saldo inferior a um salário mínimo (880 reais). Temer também anunciou redução de mais de 50% nos juros rotativos do cartão de crédito ao ano — que hoje ultrapassa 400% — e parcelamento da dívida os inadimplentes.

_

Vai ter Fies

O dia foi de alívio para os grupos de educação na bolsa após o Ministério da Educação publicar no Diário Oficial desta quinta-feira as regras para o programa de financiamento Fies no primeiro semestre de 2017. As regras serão as mesmas dos processos anteriores — tirando do radar os temores de cancelamento do programa. As ações da Kroton subiram 4,4%; e as da Estácio, 3,8% — as maiores altas do Ibovespa. Fora do índice, Ser Educação subiu 3,2%; e Ânima, 1,9%. O número de vagas disponíveis ainda não foi divulgado, pois vai depender de alguns fatores, como a demanda das instituições de ensino do orçamento para 2017 r os cursos prioritários (nas áreas de saúde, engenharia, ciência da computação, pedagogia e normal superior).

_

Gol em baixa

A companhia aérea Gol anunciou sua expectativa para 2017, na qual prevê que os assentos totais vão recuar de 3% a 5%. Segundo a companhia, a taxa de ocupação média dos voos deverá ficar entre 77% e 79%. O dia foi de baixa para as ações na bolsa, que caíram 4,9%. Os bancos Itaú BBA e Bank of America cortaram a recomendação dos papéis, citando o aumento das incertezas sobre o dólar e os desafios com a geração de caixa da companhia.

_

BC: +0,8% em 2017

O Banco Central reduziu a 0,8% a previsão de crescimento da economia para 2017. No relatório anterior, a projeção era de alta de 1,3%. Para o BC, a revisão do PIB do ano que vem — que consta no Relatório Trimestral de Inflação — reflete a retomada da atividade econômica mais demorada e gradual do que havia sido antecipado previamente. Segundo o BC, o PIB industrial deve crescer 0,6%; o setor agrícola, 4%; e o segmento de serviços, 0,4%. A estimativa oficial do governo é que haja um crescimento de 1% em 2017.

 

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro