Mercados

Referendo grego também afeta o petróleo, que fecha em baixa em NY

Temor de que a proposta seja rejeitada pela população fez a cotação do barril cair

No Nymex, o barril de WTI terminou cotado a 92,19 dólares, em queda de um dólar com relação à véspera (Frank Rumpenhorst/AFP)

No Nymex, o barril de WTI terminou cotado a 92,19 dólares, em queda de um dólar com relação à véspera (Frank Rumpenhorst/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 17h18.

Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo terminaram em queda nesta terça-feira em Nova York, afetados pelos temores dos mercados ante o anúncio grego de um referendo sobre o plano de resgate acordado pela União Europeia e por instituições internacionais.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro terminou cotado a 92,19 dólares, em queda de um dólar com relação ao fechamento de segunda-feira.

Na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, anunciou um referendo sobre o acordo de apoio e resgate da Grécia alcançado trabalhosamente na quinta-feira entre os países da Eurozona para ajudar a Atenas, consumida em uma crise da dívida.

O referendo deve ser realizado em janeiro, disse uma fonte governamental grega. Enquanto isso, um voto de confiança ao governo é esperado no Parlamento de sexta-feira.

Este anuncio "chocou" os mercados, disse Tom Bentz, do BNP Paribas, em meio a uma forte queda das bolsas europeias e do euro.

"Os gregos podem rejeitar o plano e isso anularia todo o trabalho que já foi realizado", disse o analista.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoEnergia

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA