Mercados

Redução do endividamento pode impulsionar as ações da Lupatech

Ágora Corretora estabeleceu a recomendação de compra para os papéis, mas reduziu o preço-alvo até o final de 2011

Companhia deve se desfazer de ativos que não estão no seu foco de atuação, prevê analista (Eneida Serrano)

Companhia deve se desfazer de ativos que não estão no seu foco de atuação, prevê analista (Eneida Serrano)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 15h56.

São Paulo – A iniciativa da fabricante de equipamentos para o setor de petróleo Lupatech (LUPA3) de se desfazer de alguns ativos que não estão no seu foco de atuação para reduzir seu elevado endividamento poderá potencializar as ações, prevê a equipe de pesquisa da Ágora Corretora.

Em relatório, o analista Luiz Otávio Broad estabeleceu a recomendação de compra para os papéis, embora tenha reduzido o preço-alvo de 32,4 reais para 26 reais até o final de 2011, principalmente após incorporar os “fracos resultados apresentados pela empresa nos últimos trimestres” e ajustar seu modelo, justifica.

O novo valor representa um potencial de valorização de 153,32% frente à cotação de 12,79 reais vista no fechamento do pregão de sexta-feira (8). No mês, as ações da Lupatech contabilizam um ganho de 5,13%, enquanto no ano a perda é de 35,11%.

A Lupatech trabalha com a venda de alguns ativos que não estão em foco de atuação, como a divisão de metalurgia e de compressores de gás, que podem gerar uma receita que varia entre 150 e 200 milhões de reais. A venda poderá contribuir para a redução do elevado endividamento, apesar de que a Ágora não descarta a possibilidade de novos financiamentos no curto prazo.

Este é “um ponto chave para a melhoria da performance das ações”, diz Broad. Em sua análise, ele afirma que os resultados da Lupatech estão em processo de recuperação, e estima que a empresa voltará a registrar lucro líquido a partir de 2013, quando a companhia terá uma maior conversão de sua carteira de pedidos.

Expectativas

A Ágora projeta que o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do primeiro semestre de 2011 da Lupatech represente cerca de 70% do Ebitda de 2010. Para o segundo trimestre, ele espera por um Ebitda de 28 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasEmpresasEquipamentos e peçasLupatechMáquinas e peçasMercado financeiro

Mais de Mercados

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Ibovespa sobe 1% com ajuda de Vale (VALE3); dólar fecha na casa dos R$ 6

Braskem anuncia R$ 614 milhões em investimentos para ampliar produção