Mercados

Redução de estímulo não significa aperto monetário, diz Fed

Diminuir o ritmo das compras de bônus do Fed não significaria apertar a política monetária dos EUA, disse a presidente do Fed de Kansas City, Esther George


	A presidente do Fed de Kansas City, Esther George, disse que a redução do estímulo ajudaria os mercados financeiros a se livrarem da dependência do dinheiro ultra-frouxo do Fed
 (Mark Wilson/Getty Images)

A presidente do Fed de Kansas City, Esther George, disse que a redução do estímulo ajudaria os mercados financeiros a se livrarem da dependência do dinheiro ultra-frouxo do Fed (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 17h10.

Santa Fe - Diminuir o ritmo das compras de bônus do Federal Reserve não significaria apertar a política monetária dos Estados Unidos e ajudaria os mercados financeiros a se livrarem da dependência do dinheiro ultra-frouxo do banco central norte-americano, disse nesta terça-feira a presidente do Fed de Kansas City, Esther George.

George, que disse apoiar a redução do ritmo das compras como "uma próxima etapa apropriada para a política monetária", tem adotado uma postura crítica a respeito do programa e votou contra o estímulo em todas as reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) até agora neste ano.

"A história sugere que aguardar demais para reconhecer o progresso da economia e preparar os mercados para condições mais normais não oferece menos risco do que apertar cedo demais", consta de discurso preparado para um almoço. George, no entanto, teve de deixar o evento porque não se sentia bem.

"Uma redução no ritmo de compras poderia ser considerado como tirar o pé do acelerador, em vez de pisar no freio. Ajustes hoje podem ter um ritmo comedido à medida que o progresso da economia se desdobra", disse ela.

Acompanhe tudo sobre:BancosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroFinançasFed – Federal Reserve System

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento