Mercados

Realização de lucros afeta bolsas da Ásia; Xangai: -2,4%

Os mercados asiáticos fecharam no campo negativo nesta quinta-feira. Houve forte queda em algumas bolsas, a maioria delas influenciadas pela realização de lucros e pelo comportamento baixista de Wall Street. A Bolsa de Hong Kong sofreu com a realização de lucros em ações de bancos chineses, enquanto China Mobile teve declínio devido às preocupações referentes […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Os mercados asiáticos fecharam no campo negativo nesta quinta-feira. Houve forte queda em algumas bolsas, a maioria delas influenciadas pela realização de lucros e pelo comportamento baixista de Wall Street.

Do mesmo modo, os investidores decidiram realizar lucros nas Bolsas da China, à véspera da abertura do Congresso Nacional do Povo. O índice Xangai Composto perdeu 2,4% e encerrou aos 3.023,37 pontos - foi a maior queda porcentual diária em cinco semanas. Já o Shenzhen Composto caiu 3% e terminou aos 1.154,40 pontos.

A estabilidade na taxa de paridade central dólar-yuan fez a moeda chinesa apresentar pouca variação em relação à unidade norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8264 yuans, de 6,8258 yuans do fechamento de quarta-feira.

Após quatro sessões de ganhos, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em queda, no embalo dos demais mercados regionais e também influenciada pelo terremoto que atingiu o Sudeste do país. O índice Taiwan Weighted caiu 0,8% e encerrou aos 7.569,80 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul recuou 0,3% e fechou aos 1.618,20 pontos.

Na Bolsa de Sydney, na Austrália, o índice S&P/ASX 200 baixou 0,31% e encerrou aos 4.750,5 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve queda de 1,1% e fechou aos 3.034,13 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa devido a renovadas preocupações sobre restrições ao crédito na China encobrindo alívio na parte da manhã depois de a Grécia anunciar suas medidas de austeridade. O índice Straits Times caiu 0,5% e fechou aos 2.768,70 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, cedeu 0,1% e fechou aos 2.565,64 pontos, com vendas de fundos estrangeiros de papéis de bancos, telecomunicações e do setor automotivo. Sentimento generalizado era de precaução em meio a preocupações com a política local.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,6% e fechou aos 730,82 pontos acompanhando as quedas nos demais mercados regionais.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,2% e fechou aos 1.284,09 pontos, com os investidores de lado na ausência de dados incentivadores, também na expectativa da reunião de política monetária e dos dados de emprego nos EUA amanhã.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresIndicadores econômicos

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF