Mercados

Realização de lucros afeta mercados asiáticos

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - A maioria das Bolsas da Ásia fechou no vermelho nesta quarta-feira. Após os ganhos registrados nos últimos pregões, os investidores decidiram realizar lucros. Não houve negociações na Bolsa de Jacarta, na Indonésia, devido a um feriado. Este foi o caso da Bolsa de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2010 às 04h46.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - A maioria das Bolsas da Ásia fechou no vermelho nesta quarta-feira. Após os ganhos registrados nos últimos pregões, os investidores decidiram realizar lucros. Não houve negociações na Bolsa de Jacarta, na Indonésia, devido a um feriado.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que encerrou um rali de cinco sessões seguidas de alta, nos quais adicionou 4,2%. O índice Hang Seng caiu 312,93 pontos, ou 1,5%, e terminou aos 21.088,86 pontos.

A Bolsa de Xangai, na China, apresentou ligeira queda. A possibilidade de medidas adicionais de aperto prejudicou o setor imobiliário. Já os ganhos em empresas de metais, por conta da disposição de Pequim de acelerar a consolidação do segmento, limitaram o declínio. O índice Xangai Composto recuou 0,1% e terminou aos 2.695,29 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, em virtude do enfraquecimento do euro. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7943 yuans, de 6,7914 yuans do fechamento de terça-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,7907 yuans, de 6,799 yuans ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, acompanhou as correções dos mercados norte-americanos e foi influenciada pelos temores sobre a saúde dos bancos europeus. O índice Taiwan Weighted fechou em queda de 0,4%, encerrando aos 7.851,31 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou o dia em baixa, com recuo das ações do setor financeiro e de tecnologia e realização de lucros em siderúrgicas. Também pesou a expectativa sobre a decisão do banco central da Coreia do Sul (BOK, na sigla em inglês) sobre a taxa de juros, que ocorrerá na quinta-feira. O índice Kospi caiu 0,5%, fechando em 1.779,22 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou praticamente estável, com queda de apenas 0,79%, encerrando aos 4.573,2 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila avançou 0,8% e fechou aos 3.804,73 pontos, maior nível dos últimos três anos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa, seguindo os mercados regionais, com renovadas preocupações sobre a crise das dívidas soberanas na Europa. O índice Straits Times recuou 0,8% e fechou aos 3.011,42 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, fechou estável, aos 923,88 pontos, pressionado por realizações de lucros, mas com otimismo sobre resultados do terceiro trimestre dando suporte.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, ficou estável e fechou aos 1.434,14 pontos, uma vez que os investidores realizaram lucros à véspera de longo fim de semana. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi