Mercados

Realização de lucro faz Ibovespa cair 2,35% antes de feriado

Somente duas das 72 ações do índice conseguiram encerrar o dia no azul, e uma ficou estável


	Mulher passa em frente ao logo da Bovespa, em São Paulo: giro financeiro do pregão foi de 6,9 bilhões de reais
 (REUTERS/Nacho Doce)

Mulher passa em frente ao logo da Bovespa, em São Paulo: giro financeiro do pregão foi de 6,9 bilhões de reais (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 16h48.

São Paulo - O principal índice da Bovespa recuou com força nesta terça-feira, com investidores realizando lucros na esteira de três altas consecutivas antes de feriado local.

O Ibovespa caiu 2,35 por cento, a 53.032 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,9 bilhões de reais. Somente duas das 72 ações do índice conseguiram encerrar o dia no azul, e uma ficou estável. Investidores optaram por embolsar lucros recentes após o Ibovespa ter atingido seu maior patamar em cerca de duas semanas na véspera, em meio a notícias sobre reformas na China e expectativas de aumento de preços de combustíveis e de manutenção do programa de estímulos do banco central norte-americano até o ano que vem.

"O mercado andou demais em cima desses temas, em cima de pouca coisa concreta, e agora está havendo uma acomodação", afirmou o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital.

Segundo o gerente de renda variável da H.Commcor, Ariovaldo Santos, investidores também buscaram se antecipar ao feriado local de quarta-feira, Dia da Consciência Negra, que paralisam as negociações no mercado de ações. "O pessoal está se antecipando à divulgação de dados dos Estados Unidos amanhã, com medo do que os resultados vão indicar", afirmou, referindo-se à possibilidade de que dados fortes apontem para uma eventual retirada antes do esperado dos estímulos do Federal Reserve, banco central dos EUA, e consequentemente reduzindo fluxo para os mercados emergentes.

Na quarta-feira, serão divulgados dados das vendas do varejo e o índice de preços ao consumidor nos EUA.

O mercado mostrou ainda cautela antes da fala de Ben Bernanke, chairman do Fed, prevista para ocorrer às 22h (horário de Brasília) desta terça-feira.

Por último, contribuiu para estressar o mercado o fato da OCDE ter reduzido, nesta terça-feira, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e afirmado que a desaceleração dos mercados emergentes está pesando sobre a recuperação econômica mundial. [ID: nL2N0J40IX] "Ficou um mal estar entre os emergentes e o Brasil está no meio desse fogo cruzado", afirmou o analista Henrique Kleine, da Corretora Magliano.

O papel preferencial da Petrobras foi a maior pressão de baixa no Ibovespa. Nos três pregões anteriores, a ação teve alta de 9,67 por cento, com expectativa de aumento de combustíveis na reunião do Conselho da empresa na sexta-feira, quando será discutida a nova metodologia de preços.

Fora do índice, OSX, empresa de construção naval do grupo EBX, de Eike Batista, recuou 13,64 por cento. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) executou uma dívida de cerca de 550 milhões de reais da empresa e o Banco Votorantim, que havia cedido fiança bancária à operação, pagou a quantia na segunda-feira, afirmaram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Internalização de ordens pode elevar custos para investidores, diz CEO da B3

Dólar hoje: moeda sobe com declarações de Trump sobre tarifas comerciais recíprocas

BYD dispara na bolsa de Hong Kong com expectativa por nova tecnologia de piloto automático

Ibovespa cai após Trump falar sobre tarifas recíprocas