Mercados

Randon e Iochpe têm ações atrativas com estímulos econômicos

Papéis têm sido negociados abaixo da média do setor no mundo, aponta Citi

Linha de montagem com peças da Iochpe-Maxion (Pedro Motta/EXAME.com)

Linha de montagem com peças da Iochpe-Maxion (Pedro Motta/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 06h12.

São Paulo – As ações da Randon (RAPT4) e da Iochpe Maxion (MYPK3) estão em um ponto atraente em termos de preço e de fundamentos com as últimas rodadas de estímulos econômicos anunciadas pelo governo federal, aponta o Citi em um relatório de análise. “A Randon e a Iochpe subiram 31% e 13% respectivamente neste ano, mas o valuation continua atrativo nos dois casos”, ressaltam os analistas.

Luis Vallarino e Maria Luna calculam que ambas ações negociam a aproximadamente 11 vezes o preço do papel sobre o lucro projetado para 2013, isso mesmo após o Citi rebaixar as suas estimativas. Segundo eles, diversas empresas nos setores de consumo e varejo estão sendo negociadas acima de 20 vezes o lucro esperado.

Para eles, a Iochpe – empresa que fabrica e distribui peças para os setores automotivo e ferroviário – deve recuperar as margens afetadas em por diversas aquisições feitas em 2011 de próximo a zero para 4% já no segundo semestre de 2012. Já a Marcopolo (POMO4), que opera na fabricação de ônibus e carrocerias de caminhões, tem sido afetada pela implantação do novo “diesel limpo”.

“Estamos revisando para baixo nossas projeções para 2013 em função do resultado fraco observado até agora em 2012 e também pelo fato do programa de “diesel limpo” (diesel S-50 no Brasil) estar prejudicando as vendas. A rede de distribuição deste diesel já está bem consolidada mas o preço está cerca de 30% acima do diesel comum enquanto se esperava que o preço ficaria apenas 5% a 10% acima do diesel comum”, explicam.

O preço-alvo para a Iochpe Maxion foi reduzido de 40 reais para 36 reais e a recomendação é de compra. O lucro por ação esperado para 2012 passou de 1,02 real para 2,36 reais. Para a Marcopolo, o preço-alvo subiu de 11 reais para 13 reais e o lucro por ação estimado de 78 centavos para 72 centavos. O preço-alvo para a Randon foi mantido em 14 reais e o lucro por ação reduzido de 1,07 real para 45 centavos. A recomendação é de compra.

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bolsas-de-valoresEmpresasEquipamentos e peçasIochpe-MaxionMáquinas e peçasMarcopoloMercado financeiroRandon

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado