Sede da Bovespa: a expectativa, de acordo com o presidente da empresa, é de que a abertura de capital ocorra em um período de três a quatro anos (Yasuyoshi/AFP Photo)
Da Redação
Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 12h54.
São Paulo - A empresa de tecnologia Quality Software, que possui o BNDESPar como sócio, aderiu nesta terça-feira, 11, ao Bovespa Mais e já planeja seu crescimento via aquisições no mercado.
Segundo o presidente da companhia Britto Junior, a Quality também possui em seu radar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), estratégia que ajudará a empresa a manter sua expansão via aquisições.
O objetivo da empresa, segundo o executivo, é realizar algumas aquisições já no período pré-IPO, de forma a deixar a companhia mais estruturada para o momento em que decidir realizar uma oferta de ações.
A expectativa, de acordo com Britto, é de que a abertura de capital ocorra em um período de três a quatro anos, disse o executivo ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.
Nesse período, para financiar as compras de empresas, a Quality usará a sua geração de caixa e também poderá utilizar uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Sediada no Rio de Janeiro, a companhia tem entre seus acionistas o BNDESPar - braço de participações do banco de fomento, que comprou 27% do capital social da Quality em 2008.
Caso essas duas modalidades de financiamento não sejam suficientes para a companhia seguir com seu planejamento de crescer no mercado via aquisições, Britto disse que a empresa poderá pensar em uma operação estruturada por um banco e não descarta vender uma participação a um fundo de private equity. Britto destaca, no entanto, que essas duas possibilidades só serão estudadas caso falte capital.
"O IPO é a captação para dar escala, para que esse projeto de crescimento via aquisição seja contínuo", disse.
O BNDESPar tem incentivado companhias nas quais é acionista a listarem suas ações no mercado de acesso da BM&FBovespa, o Bovespa Mais. Nesse segmento não tem necessidade de oferta de ações. A Quality é a nona empresa a ingressar no Bovespa Mais.