Mercados

Próximos meses serão decisivos para rating do Brasil

O risco de um impeachment contra a presidente Dilma Rousseff aumentou recentemente, avaliou Shetty, mas a agência acredita que ela permanecerá no cargo


	Sede da Fitch Ratings: a Fitch já espera que o Brasil registre déficit primário neste ano, mas vai observar de perto o cenário fiscal para 2016 e 2017 antes de decidir sobre a nota do país
 (Brendan McDermid/Reuters)

Sede da Fitch Ratings: a Fitch já espera que o Brasil registre déficit primário neste ano, mas vai observar de perto o cenário fiscal para 2016 e 2017 antes de decidir sobre a nota do país (Brendan McDermid/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2015 às 15h42.

São Paulo - A Fitch terá nos próximos meses mais condições de avaliar o ambiente político no Brasil, elemento chave para sua decisão de tirar ou não o grau de investimento do país, disse a analista sênior da agência Shelly Shetty.

Em teleconferência, Shelly disse que o impacto do aumento da crise política será negativo para a nota do Brasil. A Fitch rebaixou a classificação do país na quinta-feira para "BBB-", o menor patamar dentro do grau de investimento, com perspectiva negativa.

O risco de um impeachment contra a presidente Dilma Rousseff aumentou recentemente, avaliou Shetty, mas a agência acredita que ela permanecerá no cargo.

A Fitch já espera que o Brasil registre déficit primário neste ano, mas vai observar de perto o cenário fiscal para 2016 e 2017 antes de decidir sobre a nota do país.

O governo brasileiro deve desistir da meta de superávit primário equivalente a 0,15 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no orçamento deste ano e reconhecer que as contas serão deficitárias, em meio às dificuldades para aprovar medidas para aumentar as receitas federais, informaram à Reuters quatro fontes do governo.

A aprovação da CPMF é improvável, mas a Fitch vai ficar de olho nas alternativas que o governo apresenta para melhorar as finanças, completou Shetty.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEmpresasFitchImpeachmentMercado financeiroRating

Mais de Mercados

Bolsas da Europa operam em alta após dados fortes dos EUA e temporada de balanços positiva

Ações da GE Aerospace disparam para maior valor em 25 anos após 2º trimestre acima das expectativas

Gigante do setor ferroviário nos EUA, Union Pacific estuda compra de rival, diz jornal

PepsiCo vai reformular Lay's e Tostitos sem corantes e sabores artificiais