Invest

Próximo corte de juros na Europa pode demorar mais, diz membro do BCE

A inflação anual da zona do euro acelerou em novembro para 2,2%, acima da meta do órgão

O BCE cortou neste mês sua taxa de juros básica em 25 pontos-base, para 3% (European Union/Exame)

O BCE cortou neste mês sua taxa de juros básica em 25 pontos-base, para 3% (European Union/Exame)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 09h24.

O próximo corte de juros pelo Banco Central Europeu pode demorar mais para acontecer após um aumento recente na inflação, disse o membro do Conselho de Governadores do BCE, Robert Holzmann.

"Não vejo nenhum aumento nas taxas de juros no momento. O que pode acontecer, no entanto, é que demore mais até o próximo corte de juros", disse Holzmann ao jornal austríaco Kurier em fala reproduzida pela Reuters.

O BCE cortou neste mês sua taxa de juros básica em 25 pontos-base - indo para 3%. O corte foi o quarto desde junho. O BCE também sinalizou que abandonará gradualmente sua política monetária restritiva.

Problemas pela frente

A inflação anual da zona do euro acelerou em novembro para 2,2% - foi 2% no mês anterior e acima da meta de 2% do próprio BCE.

"Sim, há sinais de uma tendência ascendente em alguns preços de energia. Mas também há outros cenários sobre como a inflação pode retornar, como por meio de uma desvalorização mais forte do euro", disse Holzmann, que é o chefe do banco central austríaco.

Holzmann também foi questionado sobre a perspectiva do novo presidente dos EUA, Donald Trump, impor tarifas comerciais e como isso pode afetar o crescimento econômico, as pressões de preços e a política monetária.

“Um cenário provável é que as tarifas de Trump levem a uma desaceleração geral no crescimento, mas também criem pressão inflacionária. Mais nos EUA do que conosco”, disse.  “Quão forte será o efeito, depende crucialmente de se e quanto o dólar se valoriza e o euro se deprecia.”

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaJurosBanco Central

Mais de Invest

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 40 milhões; veja como participar