Mercados

Produção de petróleo em novembro recuou 1,5% ante outubro

Embora a produção de gás natural em todas as bacias sedimentares brasileiras tenha caído 1,1% em relação a outubro, a queima do produto cresceu 13,7%


	Petróleo: 91,5% da produção de petróleo e gás natural foram de campos operados pela Petrobras, diz ANP
 (Arquivo/Agência Brasil)

Petróleo: 91,5% da produção de petróleo e gás natural foram de campos operados pela Petrobras, diz ANP (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2015 às 16h34.

Rio - O Brasil produziu 1,5% menos petróleo em novembro de 2014 do que em outubro do mesmo ano, mas, em comparação a igual mês de 2013, a produção cresceu 13,3%, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou nesta terça-feira, 6, o balanço da produção no mês.

"A redução na produção em relação a outubro de 2014 deveu-se, em grande parte, a paradas para manutenção realizadas em algumas plataformas em novembro", informou a ANP.

Em volume, foram 2,358 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) e 91,7 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, o equivalente a 2,935 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia, unidade que reúne petróleo e gás.

Apenas no pré-sal, a produção atingiu 602,3 mil bpd de petróleo e 20,9 milhões de m3/d de gás, que somam 733,6 mil boe/d, uma redução de 0,8%, comparado ao mês anterior.

No pré-sal, a produção partiu de 42 de poços.

Embora a produção de gás natural em todas as bacias sedimentares brasileiras tenha caído 1,1% em relação a outubro, a queima do produto, de 4,4 milhões de m3/d, cresceu 13,7%.

Comparado a novembro de 2013, a queima aumentou 16,2%.

A ANP informou ainda que 91,5% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras.

O campo de Roncador, na Bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo, com uma média de 302,7 mil barris por dia e o campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural, com média de 7,9 milhões de m3/d.

Acompanhe tudo sobre:ANPCapitalização da PetrobrasCommoditiesEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF