Invest

Prisão de diretor da unidade de veículos elétricos da Evergrande provoca queda de 22% em ações

Liu, veterano de 20 anos na Evergrande, ocupava os cargos de diretor executivo, vice-presidente e presidente da subsidiária automotiva desde 2020

A Evergrande NEV, já enfrentando uma crise de dívida, interrompeu a produção em abril de 2023 devido à falta de fundos (VCG/Getty Images)

A Evergrande NEV, já enfrentando uma crise de dívida, interrompeu a produção em abril de 2023 devido à falta de fundos (VCG/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 9 de janeiro de 2024 às 15h09.

As ações da China Evergrande New Energy Vehicle Group enfrentaram uma queda acentuada de até 22% hoje, após o anúncio de que o diretor executivo da unidade de carros elétricos, Liu Yongzhuo, foi detido pela polícia. A empresa com sede em Shenzhen afirmou que a detenção ocorreu devido a suspeitas de envolvimento em crimes não especificados.

Liu, veterano de 20 anos na Evergrande, ocupava os cargos de diretor executivo, vice-presidente e presidente da subsidiária automotiva desde 2020, quando a empresa ingressou na produção de automóveis. Antes disso, liderou o clube de futebol profissional do grupo de 2010 a 2017, conquistando sete títulos na Chinese Football Association Super League.

Esta detenção segue a prisão do presidente da Evergrande, Xu Jiayin, em setembro do ano passado, também por supostos crimes. Outros ex-executivos, incluindo Pan Darong, ex-diretor financeiro, e Ke Peng, ex-presidente executivo, já estavam sob investigação policial.

A Evergrande NEV, já enfrentando uma crise de dívida, interrompeu a produção em abril de 2023 devido à falta de fundos, fabricando apenas pouco mais de 1.000 unidades de seu primeiro modelo, o Hengchi 5, desde o lançamento em outubro de 2022. As perdas acumuladas atingiram 91,7 bilhões de yuans (US$ 12,8 bilhões) entre 2020 e 2022.

Para complicar ainda mais a situação, o plano da Evergrande NEV de vender US$ 500 milhões em novas ações a um fundo de investimento de Abu Dhabi foi suspenso em outubro passado, devido à falta de acordo entre as partes.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEvergrande

Mais de Invest

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda