Mercados

Previsão cautelosa da IBM derruba ações

A IBM previu lucro ajustado nesta ano de pelo menos 13,50 dólares por ação, abaixo da expectativa média de analistas de 15 dólares por papel


	IBM: as ações da IBM tinham queda de 4,5 por cento, a cerca de 122 dólares às 13h01 (horário de Brasília)
 (Getty Images)

IBM: as ações da IBM tinham queda de 4,5 por cento, a cerca de 122 dólares às 13h01 (horário de Brasília) (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2016 às 13h04.

As ações da IBM atingiram o menor nível em cinco anos nesta quarta-feira, um dia depois da empresa divulgar previsão de resultados fracos, sinalizando os desafios vividos pela empresa na área de software.

As ações da IBM tinham queda de 4,5 por cento, a cerca de 122 dólares às 13h01 (horário de Brasília). Pelo menos 11 corretoras reduziram seus preços-alvo para o papel.

A IBM previu lucro ajustado nesta ano de pelo menos 13,50 dólares por ação, abaixo da expectativa média de analistas de 15 dólares por papel. A empresa ainda divulgou queda na receita pelo 15o trimestre consecutivo.

Enquanto a valorização do dólar reduziu o lucro da IBM em 300 milhões de dólares no quarto trimestre e deve reduzir o lucro antes de impostos em 1,3 bilhão em 2016, a fraqueza na divisão de software continua uma preocupação importante.

A receita da área de software da companhia, que representa mais de um quarto do faturamento total, caiu cerca de 11 por cento, para 6,78 bilhões de dólares nos três últimos meses.

"Continuamos a achar que o segmento de software representa o maior risco para a performance financeira e também para as ações da IBM", disseram analistas da BMO Capital Markets em relatório.

A IBM tem reestruturado a divisão para focar em produtos de margens mais altas como computação em nuvem, segurança de dispositivos móveis e processamento de grandes volumes de dados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIBMServiçosSoftwareTecnologia da informação

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado