Mercados

Preocupação com banco português derruba ações europeias

Investidores reduziram exposição a bancos nesta quinta-feira, em reação às crescentes preocupações com a saúde do maior banco listado de Portugal


	BES: índice português PSI recuou à mínima em nove meses e exibiu desempenho inferior a dos demais
 (Mario Proenca/Bloomberg)

BES: índice português PSI recuou à mínima em nove meses e exibiu desempenho inferior a dos demais (Mario Proenca/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 14h38.

Londres - Investidores por toda a Europa reduziram a exposição a bancos nesta quinta-feira, em reação às crescentes preocupações com a saúde do maior banco listado de Portugal, levando as bolsas europeias a atingir a mínima em dois meses.

O índice português PSI recuou à mínima em nove meses e exibiu desempenho inferior a dos demais índices europeus.

Negociações com ações e títulos do Espírito Santo Financial Group, o principal acionista do Banco Espírito Santo , foram suspensas devido a "dificuldades materiais" na controladora ESI.

As negociações do papel do Banco Espírito Santo também foram interrompidas mais tarde, após queda de 19 por cento, deixando investidores nervosos em toda a Europa. O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente, fechou em queda de 1 por cento, a 1.349 pontos, após chegar a 1.342 pontos na mínima da sessão, menor nível desde o início de maio.

O setor financeiro foi o que mais sofreu, com o índice bancário do STOXX Europe 600 recuando 1,7 por cento para a mínima desde meados de dezembro.

"A situação do BES é uma história emaranhada de participações cruzadas e dívidas não explicadas, que destaca os riscos que ainda existam em alguns bancos europeus", disse o diretor administrativo do B Capital Wealth Management, Lorne Baring.

"Há algum efeito de contágio nos mercados hoje. No entanto, parece ser uma reação exagerada às notícias do BES... Alguns investidores podem estar questionando a força da recuperação da periferia da Europa depois do forte desempenho do mercado ", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaFinanças

Mais de Mercados

Motiva vende aeroportos a grupo mexicano por R$ 11,5 bilhões

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31