Mercados

Prêmio de risco espanhol bate pior recorde histórico

Este alta é consequência do aumento da rentabilidade do bônus espanhol a dez anos

Segundo Rajoy, a alta se deve às "grandes dúvidas" que existem sobre a zona do euro e a possibilidade de a Grécia deixar de adotar a moeda única (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Segundo Rajoy, a alta se deve às "grandes dúvidas" que existem sobre a zona do euro e a possibilidade de a Grécia deixar de adotar a moeda única (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2012 às 15h17.

Madri - O prêmio de risco espanhol fechou nesta segunda-feira em 511 pontos básicos, seu nível mais alto desde a adoção do euro.

Este alta é consequência do aumento da rentabilidade do bônus espanhol a dez anos - dos 6,32% da abertura de hoje para 6,47% - e à queda de seu equivalente alemão - considerado o mais seguro - de 1,40% do início das negociações a 1,364%.

Apesar começar de ter começado o dia em baixa, aos 493 pontos básicos, o prêmio de risco espanhol atingiu, duas horas depois, 509,9 pontos, valor que voltou a ser superado pouco antes do fechamento e chegou a bater a marca de 513 pontos básicos.

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta segunda que a alta do prêmio de risco não era consequência da situação do Bankia, o quarto maior grupo bancário espanhol, que foi recentemente nacionalizado e pediu ao Estado 19 bilhões de euros adicionais para completar seu saneamento financeiro.

Segundo Rajoy, a alta se deve às "grandes dúvidas" que existem sobre a zona do euro e a possibilidade de a Grécia deixar de adotar a moeda única. O governante reconheceu que, com este máximo histórico, "é muito difícil financiar" e encontrar liquidez para enfrentar a "monumental dívida externa" acumulada nos últimos anos pela Espanha. O político afirmou, no entanto, que o país cada vez tem menos necessidade de financiamento exterior, e descartou a possibilidade de resgate dos bancos espanhóis. 

Acompanhe tudo sobre:SaláriosEuropaPiigsCâmbioMoedasCrise econômicaEspanhaEuroBônus

Mais de Mercados

Após lucro recorde, GM anuncia nova rodada de demissões nos EUA

Eleições na Argentina reacendem temor de nova crise nos mercados

Por que as ações da Ford estão indo melhor que as da Tesla em 2025

Grindr, aplicativo de relacionamento, recebe oferta para sair da bolsa