Mercados

Pregão de dólar à vista na BM&FBovespa bate recorde de volume

O pregão desta segunda teve giro de 537,75 milhões de dólares, superando o recorde anterior de 520 milhões de dólares atingido em 20 de outubro de 2009

Atualmente, a maior parte da liquidez no câmbio à vista se concentra no mercado de balcão, fora do pregão da bolsa (Marcel Salim/EXAME.com)

Atualmente, a maior parte da liquidez no câmbio à vista se concentra no mercado de balcão, fora do pregão da bolsa (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2011 às 19h50.

São Paulo - A plataforma eletrônica de negociações de dólar à vista na BM&FBovespa bateu recorde de volume nesta segunda-feira, a menos de uma semana da mudança da principal taxa de referência do mercado de câmbio.

De acordo com a bolsa, o pregão desta segunda teve giro de 537,75 milhões de dólares, superando o recorde anterior de 520 milhões de dólares atingido em 20 de outubro de 2009.

A taxa Ptax, usada pelo mercado como a principal referência para contratos e derivativos em dólar, terá seu cálculo alterado a partir desta sexta-feira. A mudança deve diminuir o volume das operações combinadas entre o mercado futuro e à vista no balcão, chamadas de "casadas" no jargão do mercado.

A alteração na Ptax, que é calculada pelo Banco Central, abriu a oportunidade para que a bolsa ofereça uma taxa alternativa ao mercado e, com isso, tente atrair mais negócios para sua plataforma de negociação de dólar à vista.

Essa taxa alternativa deve ser implementada a partir de setembro ou outubro, disse nesta segunda-feira o diretor de Renda Fixa e Câmbio da BM&FBovespa, Sérgio Goldenstein, em entrevista à Reuters, e futuramente pode substituir a Ptax na liquidação de derivativos de câmbio.

Atualmente, a maior parte da liquidez no câmbio à vista se concentra no mercado de balcão, fora do pregão da bolsa.

Nesta segunda, mesmo com o recorde no pregão eletrônico, a câmara de compensação da BM&FBovespa liquidou 2,3 bilhões de dólares em operações no mercado de balcão.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCâmbioDólarEmpresasEmpresas abertasMoedasservicos-financeiros

Mais de Mercados

Braskem e Unipar confirmam possível negociação de ativos - a Petrobras não gostou, diz jornal

Ibovespa opera em queda de olho em Petrobras (PETR4)

Petrobras busca 'grandes clientes' para distribuir combustível líquido, diz executivo

Petrobras vê menos chances de dividendo extraordinário com petróleo no atual patamar