Mercados

Preços de celulose devem manter crescimento moderado

Segundo consultoria, preço da tonelada da celulose deve fechar o ano a US$ 783 por tonelada em média


	Plantação e corte de eucaliptos: valores já sofreram dois aumentos neste ano, em janeiro e março, e devem subir novamente em maio
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Plantação e corte de eucaliptos: valores já sofreram dois aumentos neste ano, em janeiro e março, e devem subir novamente em maio (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 13h00.

São Paulo - Os preços da tonelada da celulose devem manter um crescimento moderado neste ano, fechando o ano a 783 dólares por tonelada em média, segundo estima a consultoria LCA, o que representaria uma aumento de 4,2 por cento sobre o valor de 2012.

Os valores já sofreram dois aumentos neste ano, em janeiro e março, e devem subir novamente em maio, com as fabricantes brasileiras Fibria e Suzano já confirmando altas de 30 dólares no preço da tonelada para todos os mercados no próximo mês.

Com isso, os preços passarão a 900 dólares a tonelada para a América do Norte, 850 dólares para Europa e 750 dólares para a Ásia.

"Esperamos que os preços continuem com crescimento moderado neste ano. Parte da pressão negativa gerada pelas inaugurações previstas de plantas este ano será atenuada pelo fechamento de fábricas antigas", informou a consultoria, em relatório.

No fim do ano passado, a Eldorado Brasil Celulose inaugurou sua fábrica em Três Lagoas (MS), com capacidade para 1,5 milhão de toneladas por ano.

Já a Suzano Papel e Celulose inicia as operações na unidade que está sendo construída no Maranhão no fim de 2013. Além disso, a chilena CMPC está ampliando sua fábrica no Rio Grande do Sul, com uma nova linha de celulose de eucalipto de 1,3 milhão de toneladas, esperada para 2015.

Sobre a demanda de celulose, a LCA ressalta que, embora a previsão seja de crescimento para China e Estados Unidos, a relevância da Europa nas exportações brasileiras e o persistente quadro de crise permanece como ameaça para o desempenho do setor.

Acompanhe tudo sobre:MadeiraPapel e CelulosePreços

Mais de Mercados

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira

Carrefour Brasil: desabastecimento de carne bovina afeta lojas do Atacadão

WEG (WEGE3) anuncia compra da Reivax

Pacote fiscal, Carrefour e taxação de Trump: os assuntos que movem o mercado