Mercados

Preço de IPO da Zynga fica perto da estimativa mais alta

Empresa vai fazer sua estreia na Nasdaq, com montante de transação próximo de US$ 1 bi

A oferta pública inicial da produtora dos jogos "CityVille" e "FarmVille" tem sido aguardada, por ser vista como maneira dos investidores aproveitarem o crescimento do Facebook (Justin Sullivan/Getty Images)

A oferta pública inicial da produtora dos jogos "CityVille" e "FarmVille" tem sido aguardada, por ser vista como maneira dos investidores aproveitarem o crescimento do Facebook (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 10h34.

A produtora de jogos online Zynga deve ter uma forte estreia na bolsa de valores Nasdaq nesta sexta-feira, depois de fixar preço de suas ações no topo da faixa estimada, mas não elevou o montante da transação de 1 bilhão de dólares.

Analistas e investidores esperavam que a Zynga elevasse seu preço de oferta ou o número de ações que colocaria à venda, porque a demanda vem sendo forte nas últimas semanas. A oferta pública inicial da produtora dos jogos "CityVille" e "FarmVille" tem sido muito aguardada, por ser vista como maneira dos investidores aproveitarem o crescimento do Facebook antes que a rede social abra seu capital.

A Zynga colocou à venda 100 milhões de ações ordinárias Classe A em sua oferta inicial, cotadas a 10 dólares cada, o topo da faixa de flutuação de 8,50 a 10 dólares prevista pelos organizadores da operação.

A avaliação de quase 9 bilhões de dólares que a companhia recebe é inferior aos 13,6 bilhões de dólares de valor de mercado da Activision Blizzard e maior que os 6,9 bilhões de dólares da Electronic Arts, ainda que ambas faturem muito mais que a Zynga.

A Zynga foi avaliada em nove vezes o seu faturamento dos 12 últimos meses, enquanto o múltiplo da Activision é de três vezes, o que reflete o potencial visto pelos investidores nos jogos em redes sociais.

Embora a exposição da Zynga ao Facebook possa parecer atraente para alguns investidores, também representa forte risco. No futuro, a companhia terá de demonstrar a Wall Street que é capaz de se diversificar e ganhar dinheiro com jogos para celulares e outros novos empreendimentos.

A Zynga agora gera 95 por cento de sua receita na rede social criada por Mark Zuckerberg. Se o crescimento no número de usuários do Facebook se desacelerar, o ímpeto de crescimento da Zynga pode se reduzir. O crescimento no faturamento da Zynga com itens virtuais adquiridos por usuários de seus jogos também está se desacelerando, o que gera preocupação entre os investidores.

A Zynga responde por quatro dos cinco jogos mais populares no Facebook, e conta com mais de 200 milhões de usuários mensais. O Facebook, que fica com uma comissão de 30 por cento do faturamento obtido pela Zynga em sua plataforma, deve abrir seu capital no ano que vem.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBrinquedosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGamesInternetIPOsMercado financeiroRedes sociaisZynga

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado