Invest

Powell: Tarifas desafiam trabalho do Fed no controle da inflação

Segundo presidente do BC americano, “não há uma experiência moderna para tarifas tão elevadas”

Powell: estamos bem posicionado para esperar por mais clareza antes de fazer mudanças (Drew Angerer/Getty Images)

Powell: estamos bem posicionado para esperar por mais clareza antes de fazer mudanças (Drew Angerer/Getty Images)

Raquel Brandão
Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Publicado em 16 de abril de 2025 às 16h16.

Última atualização em 16 de abril de 2025 às 16h29.

O discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, azedou os mercados americanos na tarde desta quarta-feira, 16.

De acordo com Jerome Powell, as tarifas de importação desenhadas pelo governo Trump devem aumentar o ambiente inflacionário no mercado interno dos EUA, o que exigirá da autarquia uma postura mais dura na política monetária.

“Vejo forte possibilidade das tarifas atrapalharem o progresso do Fed para atingir metas”, afirmou Powell em discurso no Economics Club de Chicago. De acordo com ele, o BC americano está bem posicionado para esperar por mais clareza antes de fazer mudanças, deixando o recado de que um novo corte de juros deve ser postergado. “Não há uma experiência moderna para tarifas tão elevadas”, disse.

A avaliação de Powell é de que a política de tarifas anulará qualquer progresso feito no duplo mandato da Instituição, de redução da inflação e manutenção da estabilidade do emprego. “Talvez voltaremos para as metas no próximo ano. Se isso acontecer, iremos considerar o quão distante a economia está de cada uma dessas metas e os diferentes horizontes de tempo em que essas lacunas poderão ser fechadas.”, disse.

Embora veja os números do mercado de trabalho ainda saudáveis, Powell acredita haver uma forte probabilidade de que o desemprego aumente à medida que a economia desacelere e o efeito das tarifas se espalhe pela economia.

Às 15h35, o S&P 500 caía 2,30%, para 5.272 pontos, o Dow Jones recuava 1,50%, para 39.763 pontos e o Nasdaq, que reúne os papéis de tecnologia, derretia 3,44%, para 16.245 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Fed – Federal Reserve SystemDonald TrumpTarifas

Mais de Invest

Ibovespa opera em alta aos 146 mil pontos

BTG Pactual lança ETF de ouro com rendimento atrelado ao CDI

CPI confirma corte de juros nos EUA, mas patamar da inflação preocupa

Usiminas reverte lucro e tem prejuízo de R$ 3,5 bilhões no 3º tri