Mercados

Portugal anuncia volta aos mercados de bônus com swap na 4ª

O swap tem como objetivo estender o vencimento da dívida já emitida do país e se segue a operações semelhantes realizadas pela Irlanda


	Bandeira de Portugal: os yields dos títulos referenciais recuaram para 9 por cento após atingirem suas máximas perto de 17 por cento em janeiro
 (Jamie McDonald/Getty Images)

Bandeira de Portugal: os yields dos títulos referenciais recuaram para 9 por cento após atingirem suas máximas perto de 17 por cento em janeiro (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 23h36.

Lisboa  - Portugal vai realizar uma troca de títulos na quarta-feira, afirmou a agência que gere a dívida pública do país, em uma operação que marcará sua primeira incursão no mercado de dívida desde que o país solicitou ajuda internacional no ano passado.

O swap tem como objetivo estender o vencimento da dívida já emitida do país e se segue a operações semelhantes realizadas pela Irlanda, que também foi alvo de resgate.

Os yields (rendimentos) dos títulos da dívida portuguesa de 10 anos caíram fortemente neste ano, auxiliados pelos planos do Banco Central Europeu (BCE) de ajudar a reduzir os custos de financiamento de países que se comprometeram com uma supervisão maior de seus orçamentos.

Os yields dos títulos referenciais recuaram para 9 por cento após atingirem suas máximas perto de 17 por cento em janeiro.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública afirmou em comunicado que oferecerá para compra bônus de setembro de 2013 e para venda títulos de outubro de 2015. Os títulos de 2013 têm cupom de 5,45 por cento, e os de 2015 de 3,35 por cento.

"Portugal vai tirar do mercado um título que ainda está coberto pelo resgate e substituí-lo por um que não está", afirmou o chefe de gestão de ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCâmbioEuropaPiigsPortugal

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"