Mercados

Planner recomenda ações da Triunfo, mas adverte sobre liquidez

Analista vê múltiplos atrativos e projeta forte crescimento nos próximos anos

Nos últimos 12 meses, as ações da Triunfo acumulam valorização de 85,5%. (Marcel Salim/EXAME.com)

Nos últimos 12 meses, as ações da Triunfo acumulam valorização de 85,5%. (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2012 às 12h58.

São Paulo – As ações da Triunfo Participações (TPIS3) ainda são negociadas a níveis parecidos com o de seu IPO, em 2007, no entanto, de lá pra cá a empresa cresceu em diversas frentes, avalia o analista da Planner, Rafael Andreata. A corretora reiniciou a cobertura das ações da companhia com recomendação de compra e preço-alvo de 13,76 reais, um potencial de valorização de 48,5%.

Desde que veio a mercado, os papéis da empresa acumulam uma alta de 2,4%, enquanto o Ibovespa subiu 12,4%. Para Andreata, as ações ordinárias da Triunfo são negociadas a múltiplos atrativos, em 16,5 vezes o preço/lucro e 5,7 vezes EV/Ebitda 2011 (valor da empresa/geração operacional de caixa), uma vez que a empresa apresentará forte crescimento nos próximos anos.

“Consideramos como principal direcionador para o crescimento da empresa a expectativa positiva com relação ao potencial econômico do Brasil e sua necessidade de investimentos em infraestrutura para suportar um ritmo de PIB ao redor de 4%”, explica o analista. Desde 2007, a capacidade utilizada de seu porto (Portonave) em Santa Catarina passou de 40% para 77,6% ao final de 2010 e deverá atingir 90% ao final de 2011, segundo projeções da Planner.

Por outro lado, o relatório lembra que apesar dos bons fundamentos e perspectivas, as ações da Triunfo possuem baixa liquidez, já que a média diária de negociações é de apenas 250 mil reais. “Dessa forma, há dificuldade para aqueles investidores que buscam giro e agilidade em suas posições”, diz Andreata. Nos últimos 12 meses, as ações da Triunfo acumulam valorização de 85,5%. No mesmo período, o Ibovespa mostra ganhos de 2,8%

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasMercado financeiroSetor de transporteTriunfo Participações

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS