Mercados

Petrolífera Karoon Brasil irá vender ações na esteira do pré-sal

Empresa engrossa a lista de espera das companhias que irão vender ações e que já conta com a Repsol Brasil, HRT Participações, Norskan Offshore e Petrobras

Bloco de exploração na Bacia de Santos: Karoon Brasil tem 100% de participação em cinco blocos e 20% em dois blocos (.)

Bloco de exploração na Bacia de Santos: Karoon Brasil tem 100% de participação em cinco blocos e 20% em dois blocos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2010 às 11h57.

São Paulo - O setor de petróleo, terreno aquecido pela busca do petróleo situado no pré-sal, deve ganhar mais uma alternativa na bolsa brasileira: a exploradora Karoon Petróleo & Gás registrou na noite de ontem, quarta-feira (9), um pedido de análise para a venda inicial de ações no Brasil.

A subsidiária da Karoon Gas Austrália terá suas ações negociadas no ambiente de Novo Mercado, informa o prospecto preliminar registrado na CVM - Comissão de Valores  Mobiliários. A Karoon engrossa a lista de espera das empresas do setor que irão vender ações na BM&F Bovespa e que já conta com a Repsol Brasil, HRT Participações, Norskan Offshore e Petrobras.

A matriz australiana já tem suas ações listadas na bolsa de valores da Austrália (Australian Securities Exchange). As ações da empresa acumulam queda de 30% no ano. Hoje, com o anúncio do IPO, os papéis da companhia avançam 5%. Em comunicado, a empresa declarou que pretende manter participação acionária de 70% a 75% na Karoon Brasil.

A empresa disse que preferiu não fazer um levantamento de capital privado antes da primeira listagem, em busca de um preço mais justo para seu valor de mercado. A expectativa é que o pedido de análise seja avaliado na CVM por um mês, e os negócios tenham início ainda durante o último trimestre deste ano dependendo das condições de mercado.

Projetos no Brasil

Com sede no Rio de Janeiro, a Karoon é uma empresa independente de exploração de petróleo e gás com atuação concentrada na América do Sul e membro do Grupo Karoon, controlado pela Karoon Gas Australia Ltd., empresa australiana de grande porte no setor de exploração de petróleo e gás.

A companhia possui 100% de participação em cinco blocos exploratórios na Bacia de Santos, e 20% de participação em dois blocos exploratórios, operados pela empresa estatal brasileira de petróleo e gás, Petrobras. A oferta será coordenada pelo banco Morgan Stanley.

Segundo o prospecto preliminar. os recursos obtidos com a oferta serão investidos em novos projetos, análises geofísicas e geológicas e engenharia de perfurações.

Leia o prospecto da oferta inicial de ações da Karoon Petróleo & Gas:

 

Prospecto Preliminar - IPO da Karoon Brasil
http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=37155348&access_key=key-fxqf4omum4cmic17lgh&page=1&viewMode=listLeia mais sobre IPOs

Leia mais sobre Pré-sal

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Assine a newsletter do Canal de Mercados

 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIPOsMercado financeiroQuímica e petroquímica

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol