Mercados

Petróleo tem baixa por temores econômicos

O sentimento empresarial alemão caiu em setembro pelo quinto mês seguido, aumentando temores de recessão,

7 - Emirados Árabes (Getty Images)

7 - Emirados Árabes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 19h50.

Nova York - Os futuros do petróleo norte-americano caíram mais de 1 por cento nesta segunda-feira, com resultados decepcionantes da economia alemã aumentando as preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico global e sobre a demanda pela commodity.

O sentimento empresarial alemão caiu em setembro pelo quinto mês seguido, aumentando temores de recessão, com as empresas lutando contra o que um economista do Instituto Ifo chamou de pior cenário econômico desde meados de 2009.

Os mercados de petróleo têm equilibrado o frágil cenário econômico com os problemas de produção na região do Mar do Norte.

Os dados fracos da maior economia europeia vieram enquanto traders ainda consideravam o impacto de uma terceira rodada de flexibilizações anunciada pelo Banco Central norte-americano neste mês. Rodas anteriores de estímulo levaram investidores a buscar uma classe de ativos de mais risco, incluindo as commodities.

"Desde que o Fed anunciou o pacote, o mercado começou a ser pressionado, uma vez que o estímulo não parece ter levado as pessoas onde elas pensavam que iriam anteriormente", disse Gene MacGillian, analista do Tradition Energy de Stamford, Connecticut.

Ele disse que as informações sobre a Alemanha e as preocupações sobre o crescimento da China --segundo maior consumidor de petróleo do mundo-- acrescentou pressão nesta segunda-feira.

O contrato novembro do Brent caiu 1,61 dólar, para fechar a 109,81 dólares por barril, tendo atingido uma mínima intradia de 108,78 dólares.

O contrato novembro do petróleo norte-americano caiu 96 centavos, ou 1,03 por cento, para fechar a 91,93 dólares por barril, tendo sido negociado entre 91,06 e 93,18 dólares por barril durante a sessão.

Acompanhe tudo sobre:Petróleobolsas-de-valoresAçõesEnergiaCombustíveis

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15