Standard & Poor's rebaixou o BNP Paribas e reduziu a perspectiva do Société Générale e Crédit Agricole para negativa (Joe Raedle/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 08h28.
Londres - Os contratos futuros de petróleo operam em baixa em meio à piora do sentimento econômico na Europa, que derruba os mercados acionários locais. Às 9h05 (de Brasília), o brent para dezembro caía 0,40% na ICE, para US$ 108,06 por barril, enquanto o petróleo para dezembro negociado na Nymex recuava 0,52%, para US$ 85,60 por barril.
A aversão ao risco cresceu nas praças europeias após uma série de balanços corporativos e indicadores macroeconômicos desfavoráveis. Além disso, o Standard & Poor's rebaixou o BNP Paribas e reduziu a perspectiva do Société Générale e Crédit Agricole para negativa, citando ameaças econômicas na França e sul da Europa.
"Os mercados financeiros são claramente a força dominante no momento, em vez dos riscos relacionados à oferta e demanda, que ainda são muitos", comentaram analistas do Commerzbank. O banco alemão lembrou, no entanto, que o furacão Sandy pode atingir a costa leste dos EUA na próxima semana e causar o fechamento de refinarias locais.
Os participantes do mercado de petróleo também ficarão atentos nesta sexta-feira aos números preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no terceiro trimestre, com divulgação prevista para as 10h30 de Brasília. Para Torbjorn Kjus, analista da DnB NOR, dados acima das expectativas provavelmente fariam os contratos virar para cima imediatamente, mas a tendência de alta não duraria mais do que alguns dias, a menos que o indicador venha "excepcionalmente forte". As informações são da Dow Jones.