Petróleo: "As primeiras estimativas apontam reduções da ordem de 82% em relação às promessas de produção para janeiro de 2017" (Thinkstock/Thinkstock)
AFP
Publicado em 1 de fevereiro de 2017 às 21h15.
O petróleo subiu nesta quarta-feira em meio ao otimismo do mercado pela menor produção da Opep, que ofuscou o crescimento das reservas americanos de petróleo.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em março subiu 1,07 dólar, a 53,88 no mercado de Nova York.
Kyle Cooper, analista da IAF Advisors, disse que os investidores estão concentrados em que a Opep realmente tenha reduzido sua oferta em janeiro, como prometeu no final do ano passado
"As primeiras estimativas apontam reduções da ordem de 82% em relação às promessas de produção para janeiro de 2017, o que é considerado suficiente" para elevar os preços, disse Tim Evans, analista do Citi.
Essa perspectiva ofuscou o fato de que os Estados Unidos Unidos, que não está sujeito a pactos de produção, aumentou suas reservas de petróleo, gasolina e destilados, segundo o relatório do Departamento de Energia.
Esse relatório só teve como dado positivo a redução nos estoques do terminal de Cushing. Os volumes dessa refinaria são um fator-chave para o preço do petróleo WTI que se negocia em Nova York.