Invest

Petróleo dispara 5% após fala de Biden sobre possível ataque a reservas do Irã

Presidente dos EUA afirmou que assunto está em discussão com Israel, mas refutou apoio a ofensiva em instalações nucleares

Petróleo: commodity é negociada no maior patamar em mais de um mês (Olga Rolenko/Getty Images)

Petróleo: commodity é negociada no maior patamar em mais de um mês (Olga Rolenko/Getty Images)

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 16h46.

Última atualização em 3 de outubro de 2024 às 16h47.

O preço do petróleo dispara no mercado internacional nesta quinta-feira, 3, após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmar ter conversado com Israel sobre a possibilidade de ataques a petrolíferas do Irã. O ofensiva seria uma retaliação ao disparo de 180 mísseis iranianos ao território israelense na terça-feira, 1.

O petróleo brent sobe 5,28% nesta tarde, negociado a US$ 77,80 por barril. O preço é o mais alto em mais de um mês.

Jor Biden foi questionado por um jornalista na Casa Branca se apoiaria um ataque de Israel a instalações de petróleo do Irã e disse que "está discutindo". O presidente americano, no entanto, refutou o apoio a disparos a instalações nucleares iranianas.

O Oriente Médio vive uma escalada de tensões nos últimos dias, desde que a ofensiva terrestre de Israel no Líbano provocou a resposta do Irã. Na Organização das Nações Unidas (ONU), o embaixador de Israel Danny Dannon prometeu uma resposta "dolorosa" ao ataque a misseis do Irã.

Diante das incertezas, o mercado especula sobre a intensidade e consequências do ataque israelense no preço do petróleo.

"Petróleo para cima é mais inflação e uma atividade econômica mais fraca. Tudo que o mercado não gosta", disse um gestor de multimercados.

Diante do risco geopolítico, parte do mercado faz posições táticas no ouro como forma de proteção, mesmo com a commodity próxima das máximas e com uma alta acumulada de 30% no ano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)PetróleoIsraelIrãJoe Biden

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas