Mercados

Petróleo cai abaixo de US$ 30/barril pela 1ªvez em 12 anos

O petróleo caiu brevemente abaixo de 30 dólares por barril hoje, ampliando a implacável queda que já chega a quase 20 por cento neste ano


	Produção de petróleo: operadores já desistiram de tentar prever quando a queda irá ser interrompida
 (Karen Bleier/AFP)

Produção de petróleo: operadores já desistiram de tentar prever quando a queda irá ser interrompida (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 18h01.

Nova York - O petróleo caiu brevemente abaixo de 30 dólares por barril nesta terça-feira, ampliando a implacável queda que já chega a quase 20 por cento neste ano, em meio ao aumento das preocupações com a fragilidade da demanda chinesa e manutenção da oferta da commodity.

Operadores já desistiram de tentar prever quando a queda irá ser interrompida, com o forte sentimento baixista tomando conta do mercado. Alguns analistas alertaram para preços a 20 dólares por barril; Standard Chartered disse que a venda por fundos deve abrandar apenas quando o barril chegar a 10 dólares.

O petróleo nos EUA fechou em queda de 3,1 por cento, a 30,44 dólares por barril, após ter tocado 29,93 dólares por barril, menor cotação desde dezembro de 2003.

"O momento é muito forte para o lado baixista, mesmo que fundamentalmente nada tenha mudado", disse o sócio sênior do Energy Management Institute, Dominick Chirichella.

O petróleo Brent, referência para a commodity, recuou 0,69 dólar, ou 2,19 por cento, para 30,86 dólares por barril, após ter tocado mínima de 30,34 dólares por barril.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEnergiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPetróleo

Mais de Mercados

Bolsas dos EUA operam estáveis antes do último pregão do mês

Totvs desiste da compra da Linx

Fleury (FLRY3) cresce forte no segmento premium e entrega 4º tri em linha

Ferrari recompra 300 milhões de euros em ações da Exor