Mercados

Petrobras sobe forte na Bolsa após divulgar lucro de R$ 5 bi

A estatal divulgou que teve um lucro líquido de 5,30 bilhões de reais no primeiro trimestre

Petrobras: Rolls-Royce, que fabrica turbinas de gás para as plataformas petroleiras da Petrobras, teria pago propina para conseguir um contrato de 100 milhões de dólares (Yasuyoshi Chiba/AFP)

Petrobras: Rolls-Royce, que fabrica turbinas de gás para as plataformas petroleiras da Petrobras, teria pago propina para conseguir um contrato de 100 milhões de dólares (Yasuyoshi Chiba/AFP)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 18 de maio de 2015 às 10h44.

São Paulo - As ações ordinárias da Petrobras abriram o pregão em alta nesta segunda-feira. Os papéis registravam ganhos de 4,12%.

As ações preferenciais também subiam forte, alta de 3,27%.

A estatal divulgou na sexta-feira, após o fechamento dos mercados, que teve um lucro líquido de 5,30 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, foi registrado uma queda de 1,2%.

Apesar do recuo, o resultado reverte a tendência negativa registrada no quarto trimestre do ano passado, quando a estatal amargou prejuízo de 26,6 bilhões de reais.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, indicador que melhor dimensiona a capacidade de geração de caixa da companhia, totalizou 21,518 bilhões de reais no primeiro trimestre, elevação de 50% em relação ao mesmo intervalo de 2014.

Ao divulgar o resultado, o diretor financeiro da estatal, Ivan Monteiro, afirmou que os resultados de 2015 forem positivos a empresa voltará a pagar dividendos normalmente."Estamos muito satisfeitos.”

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisgestao-de-negociosIbovespaIndústria do petróleoMercado financeiroPetrobrasPetróleoResultado

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado