Mercados

Petrobras sobe forte após ter melhor trimestre desde 2011

A estatal divulgou que teve lucro líquido de 10 bilhões de reais

Petrobras: o lucro ficou acima dos esperado pelos investidores (Paulo Witaker/Reuters)

Petrobras: o lucro ficou acima dos esperado pelos investidores (Paulo Witaker/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 10h35.

Última atualização em 3 de agosto de 2018 às 15h23.

São Paulo - As ações da Petrobras lideravam a alta do Ibovespa nesta sexta-feira, após a divulgação do resultado trimestral. Os papéis preferenciais subiam 4,21% e os ordinários, 3,39%.

A estatal divulgou que teve lucro líquido de 10,07 bilhões de reais, o melhor resultado trimestral registrado desde 2011. No mesmo período do ano passado, a Petrobras lucrou 316 milhões de reais, ou seja, um aumento de 3 mil por cento.

Já na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o lucro aumentou em 45%, quando no período, a Petrobras, foi de 6,96 bilhões de reais.

Em relatório divulgado a clientes, a Coinvalores afirmou que o lucro da estatal superou as expectativas. “Além do melhor desempenho operacional, que já era esperado, a expressiva redução das despesas financeiras também contribuiu para a alta de 44,6% no lucro líquido em apenas três meses, para R$ 10,07 bilhões.”

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado aumentou 57% ante o segundo trimestre do ano passado, para 30,07 bilhões de reais, como resultado do aumento da margem de vendas de derivados no Brasil e de exportação de petróleo.

Segundo os analistas da Coinvalores, a alta na cotação do petróleo, a desvalorização do real, o maior market share e aumento das vendas de combustíveis no mercado interno explicam, em boa medida, o Ebitda ajustado.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresDireto da BolsaMercado financeiroPetrobras

Mais de Mercados

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3

Fed corta juros em 50 pontos-base – primeira redução em mais de quatro anos

Petrobras cai mais de 2% após notícia sobre possível redução no preço dos combustíveis; empresa nega