(Petrobras/Divulgação)
Repórter de Invest
Publicado em 8 de janeiro de 2024 às 15h09.
Última atualização em 8 de janeiro de 2024 às 18h59.
As ações da Petrobras (PETR3) ficaram na lanterna do Ibovespa nesta segunda-feira, 8, em dia de forte queda do petróleo no mercado internacional. Tanto o petróleo Brent, referência global da commodity, quanto o WTI, referência para o mercado americano, caíram quase 4% nesta segunda-feira, 8.
A única exceção entre as petroleiras em queda foi a 3R Petroleum (RRRP3). Isso porque, apesar da queda da commodity no mercado internacional, a companhia reportou uma alta de 9,1% na produção do quarto trimestre de 2023.
No fechamento de hoje, tanto o barril do petróleo Brent quanto do WTI tiveram quedas. O primeiro, caiu 3,35%, com o barril cotado a US$ 76,12. Já o segundo, cedia 4,12%, a US$ 70,77.
"O petróleo cai motivado em grande parte por causa do ocorrido no Mar Vermelho", diz Matheus Spiess, analista da Empiricus Research. Vale lembrar que os últimos dias foram marcados por explosões no Irã e na Líbia, além de novos ataques do grupo Houthis a navios no Mar Vermelho e uma elevação no tom do Hezbollah.
Junto a isso, a Saudi Aramco, estatal petrolífera saudita, decidiu reduzir os preços do petróleo para clientes de todas as regiões — incluindo a Ásia, seu maior mercado. “O petróleo sente o corte dos preços de venda do barril pela Arábia Saudita”, diz Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.
Com informações do Estadão Conteúdo