Invest

Petrobras divulga Caderno de Direitos Humanos e Cidadania Corporativa

O caderno apresenta indicadores, metas e ações da empresa relacionadas a direitos humanos e cidadania corporativa

No tema de diversidade e inclusão, a empresa destaca os Programas de Mentoria Feminina, criado para incentivar a inserção e permanência de mulheres em posições de liderança e a criação de grupos de trabalho (Wagner Meier/Getty Images)

No tema de diversidade e inclusão, a empresa destaca os Programas de Mentoria Feminina, criado para incentivar a inserção e permanência de mulheres em posições de liderança e a criação de grupos de trabalho (Wagner Meier/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 19 de maio de 2023 às 13h06.

Última atualização em 19 de maio de 2023 às 13h43.

Petrobras divulgou nesta sexta-feira, 19, a edição inaugural do Caderno de Direitos Humanos e Cidadania Corporativa referente ao ano de 2022. O caderno apresenta indicadores, metas e ações da empresa relacionadas a direitos humanos e cidadania corporativa.

Em comunicado ao mercado, a empresa explica que o documento traz uma prestação de contas anual e reforça os compromissos assumidos pela companhia: Pacto Global da ONU; Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça; Princípios de Empoderamento das Mulheres; Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes; Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo; Carta Aberta Empresas pelos Direitos Humanos; Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial; Rede Nacional Primeira Infância.

"Para promover o respeito aos direitos humanos e à diversidade, a Petrobras assume o compromisso de capacitar 100% dos empregados nesse tema até 2025. Além disso, a Petrobras estruturou um manual de processo de due diligence em direitos humanos integrado nas operações da companhia, com a meta de alcançar 100% das operações da empresa até 2025", afirma.

No tema de diversidade e inclusão, a empresa destaca os Programas de Mentoria Feminina, criado para incentivar a inserção e permanência de mulheres em posições de liderança e a criação de grupos de trabalho para aumentar a equidade e inclusão na força de trabalho.

A atuação da Petrobras em Direitos Humanos também contempla a cadeia de fornecedores e parceiros e as comunidades onde a empresa atua, incentivando boas práticas, como combate à discriminação e ao assédio, promoção da diversidade e enfrentamento do trabalho escravo e infantil.

Entre as práticas de cidadania corporativa, o caderno destaca as doações, voluntariado, patrocínios culturais e esportivos e o investimento voluntário em projetos sociais e ambientais por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Acompanhe tudo sobre:Petrobras

Mais de Invest

Investir em ações brasileiras no Brasil ou nos EUA: saiba como decidir

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real