Mercados

Petrobras desaba 7% após pesquisa surpreender; Bolsa cai 4%

Segundo os dados do Datafolha, Dilma aparece com 52% dos votos válidos, contra 48% de Aécio


	Dilma tem 52% das intenções de voto
 (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Dilma tem 52% das intenções de voto (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 21 de outubro de 2014 às 11h13.

São Paulo - O Ibovespa operava em queda nesta terça-feira, chegando a cair 4,4%.

O índice negocia abaixo dos 52 mil pontos pressionado pela última pesquisa eleitoral divulgada na noite de ontem e pelos dados da China, que apontam que o PIB do país cresceu 7,3% no terceiro trimestre deste ano, dois décimos a menos que no segundo e o pior número em mais de cinco anos.

Entre os destaques de baixa do pregão estão as ações da Eletrobras, que registram perdas de 7,98% e a Petrobras, que cai mais 7%. 

Segundo o levantamento divulgado pelo Datafolha, a presidente Dilma Rousseff passou pela primeira vez Aécio Neves nas intenções de voto para o segundo turno das eleições.

Dilma aparece com 52% dos votos válidos (que desconsideram os brancos e nulos), contra 48% de Aécio. Mas, apesar da vantagem numérica da presidente, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

Considerando todos os votos, Dilma tem 46% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais que o registrado na última pesquisa. Aécio aparece com 43%, dois pontos a menos.

Esta também é a primeira pesquisa do instituto que mostra a taxa de rejeição de Aécio numericamente maior do que a de Dilma. Os que não votarão em Aécio "de jeito nenhum" são 40%, dois pontos percentuais a mais que o mostrado no último levantamento.

Os que não votariam em Dilma foram 39% dos eleitores, três pontos a menos.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios na última segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesB3bolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasDatafolhaDilma RousseffEleiçõesEleições 2014EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIbovespaIndústria do petróleoMercado financeiroPersonalidadesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF