Invest

Petrobras cai com notícia de que Pires desistiu de assumir presidência

Economista era indicado para substituir o general Joaquim da Silva e Luna no comando da estatal

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 4 de abril de 2022 às 12h51.

Última atualização em 5 de abril de 2022 às 12h44.

As ações da Petrobras fecharam em queda nesta segunda-feira, 4, após a notícia, publicada pelo O Globo, de que Adriano Pires desistiu de ocupar a presidência da empresa. O economista havia sido indicado pelo Palácio do Planalto para o cargo na semana passada, para substituir o general Joaquim da Silva e Luna.  

Ao longo da tarde, porém, as ações minimizaram as perdas após a Bloomberg noticiar que o governo tentava reverter a desistência de Pires. Minutos antes do fechamento da bolsa, no entanto, a Reuters noticiou que o economista não aceitaria o cargo. 

  • Petrobras (PETR3): - 1,02%
  • Petrobras (PETR4): - 0,94%

Vale lembrar que as ações já haviam iniciado o dia em queda após Rodolfo Landim, indicado para a presidência do conselho, ter recusado o cargo neste final de semana. A notícia da desistência de Pires aprofundou as quedas.

Os nomes haviam sido bem recebidos pelo mercado, e a mudança aumentou a incerteza sobre os rumos da estatal. “Com as recusas, o papel apresenta maior volatilidade neste pregão e assim poderá se manter até o mercado ter conhecimento dos próximos nomes. Relembramos que a assembleia que votará pelo próximo management da companhia está marcada para o próximo dia 13 de abril”, destacam, em nota, analistas da Ativa Investimentos.

O movimento ocorreu na contramão da alta do petróleo, que sobre no mercado internacional. O petróleo Brent, referência para os papéis da Petro, avançou mais de 3% e era negociado na casa dos 107 dólares o barril. 

O petróleo ganhou força, após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmar que é “muito difícil negociar com a Rússia quando vemos o que eles fizeram na Ucrânia". A fala renovou as apreensões dos investidores sobre a continuidade da guerra e seus efeitos sobre a oferta da commodity, uma vez que a Rússia é grande produtora de petróleo.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasPetróleo

Mais de Invest

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda

Ações de Azul (AZUL4) e Gol (GOLL54) disparam após comunicarem fim de negociações para fusão