Mercados

Petrobras aprova uso de títulos públicos por minoritários em megaoferta de ações

Medida quer dar aos acionistas tratamento igualitário, diz empresa

Petobras: minoritários poderão participar da megacapitalização também por títulos públicos (.)

Petobras: minoritários poderão participar da megacapitalização também por títulos públicos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2010 às 17h03.

São Paulo - O Conselho de Administração da Petrobras (PETR3);(PETR4) aprovou nesta terça-feira (29) o uso de títulos públicos na compra das ações a serem emitidas na megacapitalização da estatal, que foi recentemente reagendada para setembro. A decisão foi divulgada em comunicado ao mercado hoje, e segundo a empresa as regras e os títulos a serem aceitos no processo serão divulgados "oportunamente".

A iniciativa foi justificada como meio de dar a todos os acionistas tratamento equânime, uma vez que a União foi autorizada pelo Congresso a utilizar títulos para integralizar as ações durante a oferta. O governo detém 56% das ações da empresa com direito a voto e planeja comprar mais ações na capitalização utilizando títulos públicos. Como parte da transação, a Petrobras venderá de volta os títulos para o governo em troca de 5 bilhões de barris de reservas em águas profundas. O projeto deverá ser sancionado amanhã pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

No mesmo comunicado, a empresa reiterou que não está sendo considerado nenhum plano alternativo para sua capitalização, ao contrário dos boatos sobre novas formas de integralização de ações pela União.

A capitalização da Petrobras visa financiar o plano de investimento da empresa, que prevê injeção de 224 bilhões de dólares de 2010 a 2014.

Leia o comunicado ao mercado divulgado nesta terça-feira:

 

Petrobras - Esclarecimentos sobre Integralização
http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=33712440&access_key=key-9m9m0c4gytjl1y7dk92&page=1&viewMode=list

Acompanhe tudo sobre:AçõesCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoMercado financeiroPetrobrasPetróleoQuímica e petroquímicaTítulos públicos

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off