Mercados

Petrobras agrada investidores e dispara na Bovespa

Estatal informou que repassará a elevação do PIS/Cofins e da Cide sobre o preço da gasolina e diesel nas refinarias


	Mercado recebeu bem a notícia de que a estatal repassará a elevação do PIS/Cofins e da Cide sobre o preço da gasolina e diesel nas refinarias
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Mercado recebeu bem a notícia de que a estatal repassará a elevação do PIS/Cofins e da Cide sobre o preço da gasolina e diesel nas refinarias (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2015 às 10h40.

São Paulo – As ações ordinárias da Petrobras lideravam o movimento positivo do Ibovespa nesta terça-feira, com ganhos que chegavam a 7,5% na máxima.

O mercado recebeu positivamente a notícia de que a estatal repassará a elevação do PIS/Cofins e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o preço da gasolina e diesel nas refinarias, ficando o preço líquido para a companhia inalterado.

O governo anunciou pacotes de medidas fiscais com a expectativa de elevar a arrecadação em 20,63 bilhões de reais em 2015. Por decreto, o governo tributará a gasolina em 0,22 real e o diesel em 0,15 real por litro a partir de 1º de fevereiro via PIS/Cofins. A partir do início de maio, esses valores por litro serão divididos entre o PIS/Cofins e a Cide.

Em 2015, as ações ordinárias da estatal registram um recuo de 1,5%, enquanto o Ibovespa perde 3%.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização do dólar deve se acelerar, segundo a Gavekal

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap