Mercados

Período de reserva da megaoferta da Petrobras começa nesta segunda

A partir desta segunda-feira, investidores interessados na megaoferta da petrolífera, já acionistas da estatal ou não, podem começar sua reserva de papéis

Petrolífera dá a largada nos ajustes do que promete ser a maior oferta de ações da história do mercado financeiro mundial (.)

Petrolífera dá a largada nos ajustes do que promete ser a maior oferta de ações da história do mercado financeiro mundial (.)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2010 às 10h12.

São Paulo - A partir desta segunda-feira (13), os investidores interessados em participar da megaoferta de ações da Petrobras, a maior da história do mercado financeiro mundial, podem fazer sua reserva de papéis. Para os que já são acionistas da estatal e participam da oferta prioritária (com 80% do total de ações oferecidas), o prazo para reserva termina na quinta-feira (16).

Para exercer seu direito na oferta prioritária, os investidores devem ter adquirido ações ordinárias ou preferenciais da petrolífera até a última sexta-feira (6), ou manter o investimento feito com parte do FGTS em ações da companhia a partir do ano 2000, nos Fundos Mútuos de Privatização (FMP). Para os investidores interessados na megaoferta mas que não possuem, originalmente, ações da estatal, o período de reserva vai até o dia 22 de setembro.

Oferta prioritária

Na prática, quem aplicou com o FGTS poderá usar até 30% do patrimônio que possui atualmente no Fundo de Garantia para comprar mais ações. Para os investidores que compraram ações com dinheiro disponível, eles terão direito a adquirir 0,3428 ação para cada uma que possuam.

O cronograma prevê também uma segunda data de corte para a oferta prioritária, na próxima sexta-feira (17). Nesta data, a posição acionária desses investidores será verificada novamente. Caso haja alteração entre a primeira data de corte (10 de setembro) e a segunda, a quantidade de ações será ajustada.

Cronograma

O bookbuilding ou coleta de intenções de investimento, que baterá o martelo no preço por ação da oferta, está programado para o dia 23 de setembro. Segundo cronograma, o início das negociações na BM&FBovespa será no dia 27 de setembro.

A Petrobras nomeou o Bank of America Merrill Lynch, o Bradesco BBI, o Citi, o Itaú-BBA, o Morgan Stanley e o Santander como coordenadores globais de oferta pública de ações da companhia, conforme comunicado divulgado ao mercado na noite de quarta-feira (2).

Conheça o mapa da oferta da Petrobras para acionistas, novos investidores e aplicações via FGTS.

Veja o prospecto da nova oferta de ações da estatal

Leia mais sobre a Capitalização da Petrobras

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Assine a newsletter do Canal de Mercados

 

 
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoInvestimentos de empresasPetrobrasPetróleoQuímica e petroquímica

Mais de Mercados

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

JBS anuncia plano de investimento de US$ 2,5 bilhões na Nigéria